Yellen sugere que Europa está mais vulnerável a uma recessão

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos defende a importância da redução da dependência de petróleo russo da Europa, assegurando que os EUA podem ajudar no fornecimento.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos afasta a expectativa de uma recessão nos EUA, mas aponta que a Europa está “mais vulnerável”, nomeadamente por se encontrar “mais exposta na frente de energia”, segundo a AFP. Janet Yellen sinalizou que os Estados Unidos vão ajudar a quebrar a dependência da Europa da energia russa, em parte aumentando as exportações americanas de gás natural liquefeito.

Após uma reunião com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Yellen disse acreditar que as tarifas sobre o petróleo russo podem ser decretadas rapidamente e combinadas com a proposta de eliminação gradual que a Europa está a considerar. “É extremamente importante que reduzam a dependência do petróleo russo; nós apoiamos muito isso”, assegurou, apontando que os Estados Unidos ajudariam a garantir que a Europa tem fornecimento de energia.

Apesar de admitir que algumas metas climáticas para reduzir as emissões podem ser prejudicadas, a responsável salientou que a situação atual deve ser um lembrete da necessidade de “redobrar os esforços em energia limpa e renovável”.

Janet Yellen defendeu também que os EUA e os aliados europeus devem enfrentar a China juntos. Temos um interesse comum em incentivar a China a abster-se de práticas económicas que nos desfavorecem a todos”, disse Yellen, num discurso no Fórum Económico de Bruxelas, referindo que estas deixaram alguns países a enfrentar encargos de dívida insustentáveis.

A governante aproveitou ainda para lançar algumas críticas às políticas tomadas por Donald Trump, apontando que as tarifas que implementou sobre a China impõem “mais danos aos consumidores, empresas”, e “não são muito estratégicas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Yellen sugere que Europa está mais vulnerável a uma recessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião