“Barcelona fantasma” é o novo livro de Ramón de Espanha

  • Servimedia
  • 19 Maio 2022

Ramón de España lançou um novo livro - "Barcelona fantasma". A obra conta várias passagens sobre os lugares e as personagens mais icónicas da cidade espanhola nos anos 70 e 80.

O escritor Ramón de España acabou de lançar o livro “Barcelona fantasma”, publicado pela Vegueta Ediciones, que conta as histórias das personagens e dos lugares mais icónicos da cidade espanhola nos anos 70 e 80, noticia a Servimedia.

A obra é uma compilação de cem episódios dos artigos que o autor escreveu para a ‘Letra Global’, o suplemento cultural da ‘Crónica Global’, nos quais recorda as suas memórias de lugares e pessoas que já não existem na sua cidade natal, mas que aspiravam a tornarem-se uma referência mundial.

Javier Cercas, autor do prólogo da obra, define o livro como um “autorretrato, descaradamente subjetivo e militantemente pessoal”.

A apresentação do “Barcelona Fantasma” contou com a presença dos jornalistas Xavier Sardà e Jordi Basté e foi moderada por Eva Moll de Alba, diretora da Vegueta Ediciones.

Durante o evento foram recordadas passagens do livro, onde constam momentos engraçados e inesperados, que relatam o vigor e a criatividade da Barcelona dos anos 70 e 80 e a destacam como um ponto de referência para um país que, na altura, ainda vivia no crepúsculo da ditadura franquista.

A diretora da Vegueta Ediciones salientou que “o livro torna-se uma fotografia de uma Barcelona rebelde, ‘subterrânea’, que descobre continuamente lugares e personagens”.

Já Xavier Sardà expressou a sensação apaixonada que sentiu ao ler o livro e justificou: “Estes são tempos que eu vivi e tudo está terrivelmente perto de mim”. Na mesma linha de pensamento, Jordi Basté sublinhou que “no livro pode ver-se uma Barcelona vil, até um pouco cretina, mas muito, muito engraçada”.

Gato Pérez, Carmen de Mairena, Carles Flavià, Bigas Luna, Marsé e Rosa M. Sardà são algumas das personagens icónicas abordadas pela obra que mostra um olhar retrospetivo do próprio autor sobre as memórias da cidade onde viveu, bem como sobre os sonhos e ilusões que a capital catalã tinha de se tornar um ponto de referência mundial para a liberdade e o progresso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Barcelona fantasma” é o novo livro de Ramón de Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião