FEP assegura aos jogadores que WPT Next dará liberdade de jogo

  • Europa Press
  • 21 Maio 2022

A Federação Espanhola de Padel garantiu que a nova categoria regional WPT Next dará autonomia e liberdade de jogo a todos os jogadores, profissionais e amadores.

A Federação Espanhola de Padel (FEP) discordou em vários pontos com a Associação de Jogadores Profissionais de Padel (PPA) e garante aos jogadores que os novos torneios WPT Next – em associação com o World Padel Tour (WPT) – darão liberdade de jogo a todos os jogadores, tanto profissionais como amadores, noticia a Europa Press.

Ponto por ponto, a FEP respondeu à declaração da passada quinta-feira do PPA na qual, em resumo, pediram à federação espanhola que reconsiderasse WPT Next devido à falta de consenso com os jogadores e a Federação Internacional de Padel (FIP).

“A fim de esclarecer as informações inexatas fornecidas pelo PPA, da FEP lembramos que o acordo com o circuito do World Padel Tour não só foi assinado pela própria Federação Espanhola de Padel, mas foi endossado e assinado por 15 das 18 federações territoriais que fazem parte da federação”, revelou a FEP, citada pela Europa Press.

Para a federação, o acordo WPT Next faz parte da “aspiração de liberdade” que os jogadores têm vindo a proclamar, para que possam “escolher onde competir”. “Esta nova proposta procura melhorar e expandir a oferta competitiva para proporcionar mais opções em Espanha sob a égide da Federação Espanhola e do Território”, defende o organismo nacional.

“Os atletas podem escolher participar ou não com total liberdade, mas fingir impedir mais competições disponíveis para os atletas não é consistente com as declarações sobre ‘padel livre’ que foram feitas”, acusou a FEP contra a PPA, citada pela Europa Press.

Lamentam também que os representantes da PPA tenham demorado cinco meses a reunir-se com a FEP, e a seu pedido. “A reunião com a PPA foi o primeiro contacto entre a FEP, as associações territoriais e a associação, e foi informada da possibilidade do acordo com o World Padel Tour para promover uma nova categoria de competição. É claro que a opinião dos jogadores foi ouvida, mas não é o único fator que foi tido em conta“, referiram.

“Na FEP não compreendem os apelos da PPA ao consenso, dado que em nenhum momento a PPA fez da Federação Espanhola um participante, nem sequer para fins informativos, das suas negociações com a FIP e uma entidade privada no Qatar (QSI) para promover uma nova competição que, por acaso, será gerida por uma empresa privada recentemente criada”, comentaram sobre o recém-criado circuito profissional do FIP ‘Premier Padel’.

Finalmente, da FEP e das federações territoriais convidam a PPA, com o seu presidente, Alejandro Galán, à frente, a estabelecer uma “linha de diálogo e cooperação”. “A partir do nível federativo, continuaremos a apoiar a formação, desenvolvimento e promoção dos jovens padel em Espanha; bem como a melhorar os serviços e competições para o grupo de atletas seniores e veteranos, clubes, treinadores e árbitros”, conclui a federação.

Tudo isto em resposta à Associação de Jogadores Profissionais de Padel, que na quinta-feira solicitou à FEP que reconsiderasse a criação, juntamente com o World Padel Tour, da WPT Next, uma nova categoria regional, em desacordo por não estar em sintonia com os jogadores ou com a Federação Internacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FEP assegura aos jogadores que WPT Next dará liberdade de jogo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião