5 coisas que vão marcar o dia

Do início da discussão na especialidade do OE2022 à escolha do novo diretor-geral do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), conheça os destaques do dia.

Do início da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2022, à escolha do novo diretor-geral do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), conheça os principais destaques desta segunda-feira.

Início da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2022

O Parlamento vai começar esta segunda-feira a discutir na especialidade a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O documento, recorde-se, tem tudo para ser viabilizado, uma vez que o PS tem maioria absoluta, não precisando, assim, de mais nenhum voto a favor. A Comissão Europeia validou na passada sexta-feira o esboço do OE2022, mas considera que o Governo deve usar a bazuca europeia para ajudar a economia.

Ministros das Finanças escolhem sucessor de Klaus Regling

O sucessor de Klaus Regling, diretor-geral do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), deverá ser escolhido por consenso esta segunda-feira, na reunião de ministros das Finanças da Zona Euro. O nome escolhido será confirmado em junho. De acordo com o jornal Financial Times, João Leão é um dos nomes em cima da mesa para substituir Klaus Regling, que abandona o cargo dez anos depois da criação do MEE.

OCDE publica contas nacionais trimestrais

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publica esta segunda-feira as contas nacionais trimestrais, que vão permitir apurar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados mais recentes, publicados no final de fevereiro, indicaram que a economia portuguesa tinha crescido mais do que a média dos países da OCDE entre o terceiro e o quarto trimestres de 2021. O PIB tinha crescido 1,6%.

Conferência de imprensa sobre o Pacote da Primavera do Semestre Europeu de 2022

Acontece esta segunda-feira uma conferência de imprensa com Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo da Comissão Europeia responsável por Uma Economia ao serviço das Pessoas, e com Paolo Gentiloni, comissário Europeu para a Economia. Neste encontro, que acontece às 9h de Lisboa, o tema será o Pacote de Primavera do Semestre Europeu de 2022.

Prossegue Fórum Económico Mundial de Davos

Continua a decorrer esta segunda-feira, e até dia 26, o Fórum Económico Mundial de Davos, um evento que reúne os líderes políticos, peritos e responsáveis das empresas mais influentes do mundo. Esta é a primeira vez em dois anos que o fórum regressa à estância de esqui onde habitualmente realiza os encontros com grandes decisores do mundo da economia, política e diplomacia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião