DuctFIT elimina vírus e atrasa a deterioração de alimentos

  • Servimedia
  • 24 Maio 2022

O DuctFIT é um sistema de eliminação de vírus que, agora, também está apto para ser usado em alimentos. O dispositivo, certificado pela CITA, aumenta a durabilidade dos alimentos no frigorífico.

O Centro de Investigação e Tecnologia Agroalimentar de Aragão (CITA), uma organização pública de investigação do governo de Aragão, concluiu, através de um estudo exaustivo, que o sistema de eliminação de vírus – DuctFIT – melhora substancialmente a conservação dos alimentos no frigorífico, noticia a Servimedia.

Além de melhorar a consistência, a acidez e a longevidade dos produtos e reduzir o desperdício alimentar, o estudo também revelou que este sistema não tem qualquer efeito negativo sobre os alimentos e pode ser utilizado em centros de armazenamento, transporte e transformação.

O objetivo inicial do estudo era determinar a capacidade de descontaminação do dispositivo DuctFit35®, patenteado pelos espanhóis Miguel Garat e Pablo Fernández da CleanAir Spaces, em culturas microbianas in vitro, bem como nas superfícies e no ambiente de uma câmara de conservação de alimentos.

Entre as conclusões da análise, destaca-se o facto de o dispositivo empregar uma tecnologia eficaz para a redução significativa da concentração ambiental de bolores e leveduras, bem como a concentração de E. coli, Psudomonas sp., L. monocytogenes e M. frutícola presentes nas superfícies das câmaras de conservação para as quais foi criado.

Como foi realizado o estudo?

Primeiramente, a CITA realizou um estudo in vitro, 24 horas por dia, para perceber a capacidade inibitória do crescimento de microrganismos alteradores no ar associados a produtos como fruta e vegetais e microrganismos patogénicos que causam intoxicações alimentares.

Os resultados desta análise mostraram que o dispositivo DuctFIT foi capaz de reduzir este tipo de microrganismos em 100% e os bolores e leveduras em 99%, o que evidenciou a sua elevada capacidade bactericida no ar da câmara fria.

A eficácia deste sistema também foi avaliada na eliminação de bactérias em superfícies (Pseudomonas sp., L. monocytogenes, E. Coli) e bolores de deterioração (M. frutícola e B. cinerea) e os resultados foram igualmente significativos, perto dos 100% em todos os casos, exceto 90% para a B. Cinérea.

De acordo com o relatório da CITA, este “é um sistema adequado para utilização em câmaras de armazenamento de produtos hortícolas e frutícolas, uma vez que não causa danos aos produtos e mantém vários parâmetros de qualidade estáveis durante todo o armazenamento“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DuctFIT elimina vírus e atrasa a deterioração de alimentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião