Alavés sai da 1ª divisão, mas gestão do clube é elogiada

  • Servimedia
  • 25 Maio 2022

Depois de seis anos a jogar com as melhores equipas, o Alavés vai agora ficar de fora da primeira divisão do campeonato espanhol. Ainda assim, o modelo de gestão do clube continua a destacar-se.

Apesar de ainda não serem conhecidos os clubes que vão subir à primeira divisão da LaLiga, Alavés é um dos clubes que já conta com a derrota. Apesar disso, a gestão do clube continua a ser parabenizada pelos bons resultados financeiros, noticia a Servimedia.

Mesmo não sendo o único clube a descer de divisão, o caso dos bascos é considerado dos piores, uma vez que esta equipa foi a que se manteve durante mais tempo na primeira divisão, nomeadamente seis anos ininterruptos, sem altos e baixos.

O Alavés começou a sua ascensão na LaLiga em 2016 depois da entrada do novo conselho, chefiado por Josean Querejeta, em 2011, que deu ao clube estabilidade e estrutura. E é precisamente com base neste dois pilares que, mesmo depois desta descida de divisão, a equipa não corre qualquer risco de desaparecimento.

Quando a atual direção assumiu o clube, as contas apresentavam um capital próprio negativo de nove milhões de euros. Hoje em dia têm 15 milhões de euros de capital próprio positivo e estes números resultam de uma estratégia baseada em fatores como o reforço da relação entre adeptos e o clube, bem como do número de portadores de bilhetes de época.

Além disso, outros segmentos foram desenvolvidos, tais como a fundação da equipa feminina, já consolidada na sua competição, bem como o investimento na academia juvenil como um compromisso com o futuro, na qual existem atualmente mais internacionais do que nunca, e onde já se vêem resultados (por exemplo, a equipa juvenil B a ganhar o campeonato nacional pela primeira vez na sua história).

Este progresso é especialmente relevante no contexto em que os Alavés têm de se desenvolver, um ambiente altamente competitivo com outras equipas, como a Real Sociedad e a Athletic Bilbao, ambas com fortes raízes sociais e forte apoio institucional.

Por esta razão, o objetivo da equipa do País Basco é desenvolver um projeto que gere novas receitas para o clube, de forma a que consiga aumentar os seus orçamentos para poder competir na primeira divisão. E este plano para o futuro já se está a materializar em diferentes projetos que posicionam o Alavés como uma referência internacional.

Conheça os projetos que tornam Alavés uma referência mundial

Um desses projetos é o centro desportivo de Ibaia, que irá atrair atletas e equipas de todo o mundo para jogarem nos seus campos de treino. Tem, atualmente, 14 jogadores masculinos internacionais e 6 jogadores femininos.

Outro dos investimentos da equipa é a aquisição do clube croata da primeira divisão, NK Istra 1961, que representa um compromisso com novos talentos e cujo valor atual já excede o investimento feito no mesmo.

Ainda assim, o projeto mais ambicioso em termos de alcance e de retorno na cidade e no País Basco é a Universidade Euneiz, um campus universitário ligado ao desporto, à saúde e às novas tecnologias. O caráter estratégico e acessível deste projeto reflete-se no facto de, nos últimos seis anos, o investimento realizado nele ainda não ter atingido 0,20% do orçamento estimado.

Há, ainda, outro projeto dedicado a um futuro centro de lazer desportivo – o BAKH -, uma instalação que visa expandir as áreas de fitness e do Clube Social e pretende ter piscina exterior, campos de ténis, de paddle, bem como um novo restaurante. O valor deste edifício é maior do que quando os Alavés assumiram 50% do projeto, o que significa que não foi desvalorizado nenhum montante investido.

A premissa fundamental deste modelo de gestão desportiva é a expansão internacional, cujo objetivo final é colocar o Alavés ao nível de outras equipas com maior capacidade, através de receitas diversificadas, tais como a sua linha de consultoria de gestão desportiva. Nesta linha é oferecido aconselhamento a outros clubes para os ajudar a impulsionar os seus projetos desportivos e empresariais, de forma a otimizar o desenvolvimento do seu marketing.

Apesar do modelo de gestão do Alavés ser único na Europa, os especialistas acreditam que cada vez mais clubes vão apostar no mesmo modelo para fazerem a gestão das suas equipas. Prova disso é o Manchester City, que já está a desenvolver um projeto muito semelhante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alavés sai da 1ª divisão, mas gestão do clube é elogiada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião