Rui Leão Martinho vai presidir ao júri do Prémio de Investigação ASF

  • ECO Seguros
  • 31 Maio 2022

O supervisor lança a primeira edição do Prémio Investigação ASF com os trabalhos a concurso a serem avaliados por um júri de cinco membros escolhidos entre a Academia e a experiência no setor.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) instituiu o Prémio Investigação ASF, uma iniciativa que visa incentivar a produção de trabalhos de investigação científica de elevado valor para o desenvolvimento dos mercados nacionais dos seguros e dos fundos de pensões.

O júri, presidido por Rui Leão Martinho, avaliará os trabalhos tendo por base a qualidade e o rigor científico, a originalidade e o interesse para os setores segurador e dos fundos de pensões.Paula Nunes/ECO

A primeira edição do Prémio é dedicada às áreas da Matemática, Economia e Tecnologia, que no futuro alternará com a área de Direito e Humanidades, tem um valor de 7 500 euros e o vencedor será divulgado em julho de 2022.

O Júri será presidido por Rui Leão Martinho, que foi presidente de empresas do setor financeiro, presidente da entidade supervisora e bastonário da Ordem dos Economistas. São ainda membros João Andrade e Silva, professor que é coordenador do Mestrado em Actuarial Science do ISEG, Manuel Esquível, professor e coordenador do Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco da FCT NOVA, José Veiga Sarmento, ex- presidente da APFIPP e Paulo Bracons, economista com experiência executiva de mais de 30 anos no setor segurador.

Integrando elementos oriundos da Academia e dos mercados dos seguros e dos fundos de pensões, o júri avaliará os trabalhos tendo por base a qualidade e o rigor científico, a originalidade e o interesse para os setores segurador e dos fundos de pensões nacionais.

O Júri delibera por maioria simples, tendo cada membro direito a um voto. Não há recurso da decisão do Júri e em caso de empate na votação, o Presidente dispõe de voto de qualidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Leão Martinho vai presidir ao júri do Prémio de Investigação ASF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião