Preço do gás natural sobe 3,3% em julho e mais 3,9% em outubro, avança ERSE

As tarifas do gás natural no mercado regulado vão subir 2 euros por megawatt-hora (MWh), ou 3,3%, a 1 de julho. Em outubro de 2022 haverá um novo aumento médio de 3,9%.

A ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos publicou esta quarta-feira, 1 de junho, as tarifas do gás natural no mercado regulado que irão vigorar a partir de 1 de julho: vão subir 2 euros por megawatt-hora (MWh), ou 3,3%. Esta subida “decorre da monitorização do custo médio de energia no mercado regulado”, justifica a ERSE, sublinhando que esta decisão afeta os clientes finais que ainda são fornecidos em mercado regulado.

No mesmo comunicado, enviado às redações, o regulador confirma ainda um aumento de 8,2% a partir de 1 de outubro e até setembro de 2023, em relação ao período homólogo, em linha com a estimativa que já tinha sido avançada pela mesma entidade em março. “Contudo, tendo presente as atualizações da tarifa de Energia ao longo de 2022, os consumidores em mercado regulado irão observar em outubro de 2022 um aumento médio de 3,9% face ao mês anterior“, acrescenta.

Na prática, em julho, um casal sem filhos deverá receber uma fatura de 12,73 euros, mais 33 cêntimos que em junho, e um casal com dois filhos recebe uma fatura de 24,11 euros, mais 70 cêntimos que no mês anterior. Em outubro, novo aumento: no primeiro caso, somam-se 48 cêntimos em comparação com setembro e, no caso do casal com dois filhos, a fatura fica mais cara em 87 cêntimos que a de setembro.

A proposta para o próximo ano foi conhecida no passado dia 31 de março, no qual ficou prevista uma subida de 8,2% no preço de venda final. Esta proposta foi avaliada pelo Conselho Tarifário, que emitiu um parecer até 30 de abril e, é tendo este mesmo parecer em conta que agora são publicadas agora as tarifas que vigorarão a partir do dia 1 de outubro, o qual marca o início do ano tarifário do gás natural. Além desta revisão, à semelhança do que acontece no mercado da eletricidade, o regulador pode ainda fazer alterações intermédias a cada trimestre, tal como se está a verificar para o mês de julho.

Mas mudanças não estão a sentir-se apenas no mercado regulado. No mercado livre, a Galp anunciou esta terça-feira que vai atualizar, a partir de 1 de julho, o valor do gás natural, que terá um aumento de cerca de 3,60 euros para o escalão mais representativo, embora mantenha o preço da eletricidade.

(Notícia atualizada às 19:18 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural sobe 3,3% em julho e mais 3,9% em outubro, avança ERSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião