5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Junho 2022

Os principais sindicatos de trabalhadores da TAP têm encontro marcado com o Governo no mesmo dia em que o CFP divulga a evolução orçamental da Segurança Social e da CGA em 2021.

Esta quinta-feira reserva estatísticas do Conselho de Finanças Públicas e do Banco de Portugal, como também uma reunião dos sindicatos de trabalhadores da TAP com o ministério liderado por Pedro Nuno Santos. O dia é marcado ainda pelo início das celebrações dos 70 anos do reinado de Isabel II, enquanto no Luxemburgo os responsáveis europeus debatem a política de coesão e de transportes, telecomunicações e energia.

Pensões atribuídas aos funcionários públicos em 2021

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) revela esta quinta-feira a análise à evolução orçamental da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) em 2021. Em 2020, primeiro ano de pandemia, o valor das novas pensões atribuídas pela CGA subiu em média 21% para 1.328 euros, tendo sido atribuídas 16,7 mil novas pensões de aposentação e reforma aos funcionários públicos, um aumento de 8,1% face ao ano anterior.

Taxas de juro nos novos empréstimos

O Banco de Portugal divulga a evolução das taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos do mês de abril, que se baseiam nas operações entre os bancos em Portugal e os particulares e empresas residentes na Zona Euro. Os dados relativos a março mostravam que os portugueses estavam a pagar juros acima de 1% nos novos créditos para a habitação, enquanto o montante de novos empréstimos às empresas subiu 70%.

Sindicatos da TAP reúnem-se com Governo

Os nove sindicatos representativos dos trabalhadores da TAP vão ser recebidos no Ministério das Infraestruturas esta quinta-feira, após terem pedido, no final de maio, uma reunião urgente sobre o plano de reestruturação da companhia aérea. Já na sexta-feira, terá lugar uma reunião conjunta com a administração da TAP.

Conselho de Assuntos Gerais da UE debate política de coesão

Esta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, marca presença no encontro de ministros dos Estados-membros da União Europeia (UE) responsáveis pela Política de Coesão. No encontro, que decorre no Luxemburgo, deverão ser aprovadas as conclusões do Conselho acerca do oitavo relatório sobre a coesão na Europa no horizonte 2050. Ainda neste dia, há Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia, no qual Portugal estará representado pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes.

Início das celebrações dos 70 anos de reinado de Isabel II

As celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, marco que atingiu no dia 6 de fevereiro, têm início nesta quinta-feira com o tradicional desfile militar junto ao Palácio de Buckingham, e terminam em 5 de junho. A ascensão aconteceu em 1952 devido à morte prematura do pai, Jorge VI, que por sua vez chegou ao trono britânico porque o irmão Eduardo VIII abdicou para se casar com a norte-americana, duas vezes divorciada, Wallis Simpson.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião