Casos de infeção por Monkeypox sobem para 138 em Portugal

Foram identificados mais 19 casos de infeção pelo vírus Monkeypox, conhecido por “varíola dos macacos”, em Portugal. Com este novo balanço, há já 138 casos confirmados em território nacional.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta quinta-feira mais 19 casos de infeção pelo vírus Monkeypox em Portugal, também conhecido por “varíola dos macacos”. Com esta atualização, isto significa que há já 138 casos confirmados em território nacional.

“A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”, adianta ainda a entidade liderada por Graça Freitas, que deixou de enviar comunicados sobre este tema, publicando apenas uma atualização diária no site.

A DGS adianta ainda que todas as infeções confirmadas são homens entre os 20 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, e que os “casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”.

O vírus Monkeypox é uma doença geralmente transmitida pelo toque ou mordida de animais selvagens infetados na África Ocidental e Central, podendo também transmitir-se através do contacto com uma pessoa infetada ou materiais contaminados. Os sintomas incluem “lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço”, explicou recentemente a DGS.

Na terça-feira, entidade liderada por Graça Freitas emitiu uma orientação técnica em que determina as medidas de resposta ao surto de Monkeypox em Portugal, que incluem a recomendação de isolamento físico até à queda das crostas para casos confirmados ou suspeitos, a privação de contactos próximos, a manutenção de abstinência sexual e não partilhar roupa ou objetos, entre outras.

Na semana passada, a DGS adiantou que Portugal estava a “constituir uma reserva nacional de vacinas, através do mecanismo europeu” e que através de especialistas da Comissão Técnica de Vacinação da DGS, “estava a ser estudada a eventual necessidade de administrar a vacina a contactos de casos confirmados e a profissionais de saúde, no contexto deste surto”. Mas desde então não foram dados mais detalhes. Não obstante, a Organização Mundial de Saúde já veio sinalizar, que, para já, estava posta de parte a necessidade de se avançar com um processo de vacinação em larga escala.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casos de infeção por Monkeypox sobem para 138 em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião