Petróleo sobe mais de 1% após reunião da OPEP+

  • Lusa e ECO
  • 2 Junho 2022

O preço do petróleo negociado nos mercados internacionais fechou a subir mais de 1%. O barril Brent, referência no continente europeu, rondou os 117 dólares.

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em agosto terminou esta quinta-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 1,03%, para os 117,54 dólares, enquanto o WTI, cotado em Nova Iorque, sobe 1,82%, para os 117,34 dólares.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no Internacional Exchange Futures a cotar 1,20 dólares, acima dos 116,34 com que fechou as transações na quarta-feira.

Marcado pela reunião do conjunto designado por OPEP+, que junta os 13 membros da Organização dos Países Exportadores e Petróleo (OPEP) com 10 aliados, o dia no mercado foi muito volátil nas primeiras horas, com o crude a cotar entre os 113,46 dólares e acima dos 117 dólares.

Em substância, o OPEP+, que inclui a Federação Russa, decidiu aumentar a sua produção em julho e agosto acima do esperado, até 648 mil barris por dia nesses meses, numa tentativa de reduzir o preço do petróleo perante a chegada da temporada de verão.

O aumento da produção resultou de estes Estados terem antecipado o aumento previsto para setembro, de 432 mil barris, para julho e agosto, em que se previa subir a produção em mais 216 mil barris, para a baixa resultante da contração da procura em 2020 devido à pandemia e agora pela diminuição da produção na Federação Russa.

Com estas alterações, o cartel alargado de produtores devolve ao mercado os quase 10 milhões de barris que tinham cortado em abril de 2020, como resposta à acentuada quebra do consumo por causa da pandemia e das restrições socioeconómicas associadas.

A decisão, tomada em videoconferência, segue-se à redução da extração na Federação Russa, resultante das sanções a que está sujeita por ter invadido a Ucrânia, e a pressões de vários países importadores, como os EUA, para que a OPEP aumentasse a produção para baixar o preço do baril, que chegou a andar nos 120 dólares, o nível mais alto em uma década.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo sobe mais de 1% após reunião da OPEP+

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião