Ex-chanceler alemão Gerhard Schröder vai “ignorar” processo de expulsão do SPD

  • Lusa
  • 3 Junho 2022

Gerhard Schröder também não terá nenhum advogado a representá-lo na reunião do SPD, com o argumento de que as acusações contra ele não têm fundamento.

O antigo chanceler alemão Gerhard Schröder prepara-se para ignorar o processo de expulsão como membro do Partido Social Democrata alemão (SPD), promovido por diferentes grupos da formação devido às suas ligações com o Presidente russo, Vladimir Putin.

O semanário “Der Spiegel” noticiou que o político, presidente do SPD entre 1999 e 2004, não vai comparecer na sessão agendada para 15 de junho para abordar a primeira das vinte exigências feitas por vários distritos e delegações do seu partido. Também não terá nenhum advogado a representá-lo, com o argumento de que as acusações contra ele não têm fundamento.

Schröder está sob forte pressão da liderança do SPD como resultado das suas relações com Putin e empresas estatais controladas pelo Kremlin. O próprio chanceler alemão Olaf Scholz instou-o repetidamente a romper publicamente estes laços, tal como os atuais presidentes do SPD, Saskia Esken e Lars Klingbeil, que também lhe pediram para deixar o partido.

Devido às pressões desencadeadas pela guerra na Ucrânia, Schröder anunciou no final de maio a sua demissão de um lugar no conselho de administração do consórcio russo Gazprom para o qual foi nomeado e onde deveria tomar posse em junho. Deixou também a presidência do conselho de administração da petrolífera russa Rosneft, cargo que ocupava desde 2017.

A figura de Schröder caiu em descrédito não só no seu partido, mas também na sociedade alemã, na sua “pátria” política (a Baixa Saxónia) e até no futebol, uma sua paixão. A Universidade de Göttingen, na Baixa Saxónia, exigiu-lhe recentemente que devolvesse o seu diploma de “doutor honoris causa”, enquanto a Federação Alemã de Futebol (DFB) retirou-lhe a presidência honorária.

A relação entre Schröder e Putin passou do político para o privado. Poucos meses antes de deixar o poder, derrotado nas eleições gerais de 2005 pela conservadora Angela Merkel, assinou com o Presidente russo o acordo para a construção do gasoduto Nord Stream. O primeiro gasoduto entrou em funcionamento em 2011, ano em que foi decidida a construção do Nord Stream 2, agora bloqueado por Scholz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-chanceler alemão Gerhard Schröder vai “ignorar” processo de expulsão do SPD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião