Bolsas dos EUA fecham no “verde” apesar de receio com inflação

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Junho 2022

Enquanto os investidores aguardam pelos dados da inflação de maio, que serão conhecidos na sexta-feira, as principais bolsas norte-americanas iniciaram a semana em terreno positivo.

Os principais índices de Wall Street fecharam em alta ligeira na sessão desta segunda-feira, longe dos máximos anteriores, depois de uma semana de perdas. Os investidores continuam preocupados com o aumento das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) e a inflação, ao mesmo tempo que especulam sobre se as vendas deste ano podem ter atingido os valores mínimos.

O índice de referência S&P 500 subiu 0,30% para 4.120,92 pontos, o industrial Dow Jones avançou 0,07% para 32.921,45 pontos, e o tecnológico Nasdaq valorizou 0,44% para 12.059,92 pontos. Entre as tecnológicas, destaca-se a Amazon, que ganhou 2,44% num dia em que desdobrou as suas ações, diluindo o preço por título para se tornar mais acessível a carteiras menores. A última vez que a Amazon fez um desdobramento de ações foi em 1999.

Estes resultados foram também impulsionados pelo alívio de restrições pandémicas nas cidades chinesas de Pequim e Xangai, que enfrentaram um surto de Covid-19 nas últimas semanas.

Agora, os mercados nos Estados Unidos aguardam pelos dados da próxima sexta-feira sobre os preços ao consumidor, que se espera que mostrem que a inflação se manteve elevada em maio. Caso se verifiquem estas previsões, manter-se-ão as expectativas de que a Fed irá continuar com uma política monetária mais agressiva, subindo as taxas de juro de referência para procurar reduzir as pressões sobre os preços, que estão a aumentar ao ritmo mais rápido das últimas quatro décadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas dos EUA fecham no “verde” apesar de receio com inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião