Boris Johnson vai enfrentar hoje moção de censura dentro do seu próprio partido

O primeiro-ministro britânico vê a sua continuidade ameaçada por uma moção de censura dentro do Partido Conservador. Em causa estão as festas em Downing Street durante o confinamento.

O primeiro-ministro do Reino Unido vai ter de enfrentar uma moção de censura dentro do seu próprio partido esta segunda-feira, noticia a imprensa britânica. Pelo menos 54 deputados conservadores acionaram o procedimento contra Boris Johnson, que terá de garantir o voto de pelo menos 180 deputados, 50% dos 359 conservadores no Parlamento britânico, para se manter no cargo.

Caso contrário, se a moção de censura for aprovada, desencadeia-se uma sucessão interna. Também a sua antecessora Theresa May, ex-primeira-ministra britânica do Partido Conservador, enfrentou uma moção de censura do seu próprio partido, mas conseguiu manter-se no cargo. Só mais tarde é que acabou por sair, depois de o seu acordo com a União Europeia para concretizar o Brexit ter sido rejeitado.

Agora, estão em causa os escândalos relacionados com as festas ilegais em Downing Street durante o confinamento, um caso que tem sido apelidado de “Partygate”. Boris Johnson foi punido por ter participado numa festa de aniversário surpresa em junho de 2020, fazendo do líder conservador o primeiro chefe de Governo britânico culpado por desrespeitar a lei em funções.

Após a apresentação das “cartas de desconfiança” dos 54 deputados, decorrerá dentro de 24 horas a votação secreta dentro do Partido Conservador para desencadear (ou não) eleições internas para a substituição de Boris Johnson. Se vencer, o primeiro-ministro britânico mantém-se na liderança do partido e do Governo e livra-se de uma votação semelhante pelo menos durante um ano.

O anúncio de que havia 54 “cartas de desconfiança”, o limiar mínimo para acionar a votação, foi feito esta segunda-feira por Graham Brady, o presidente do comité 1922, o nome do grupo parlamentar dos conservadores britânicos. O voto secreto acontecerá entre as 17h e as 19h desta segunda-feira, sendo que a contagem é feita logo de seguida. O resultado deverá ser conhecido esta noite.

Boris Johnson é primeiro-ministro do Reino Unido desde 2019, tendo substituído Theresa May.

(Notícia atualizada às 9h04 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boris Johnson vai enfrentar hoje moção de censura dentro do seu próprio partido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião