Viagens de táxi entre concelhos vizinhos vão ficar mais baratas

  • ECO
  • 6 Junho 2022

Taxistas poderão recolher passageiros noutros concelhos para lá do território onde estão licenciados. Governo prepara-se para alterar a lei que regula o setor para criar tarifas intermunicipais.

Em breve, pagará menos se for viajar de táxi entre concelhos vizinhos, avança esta segunda-feira o Jornal de Notícias (acesso pago). Além disso, os taxistas vão passar a poder recolher passageiros noutros municípios para lá do território onde estão licenciados. Em causa está uma alteração à lei que regula o setor, por iniciativa do Governo, com a criação de novas tarifas e contingentes intermunicipais.

No novo modelo, os municípios deverão ganhar mais competências, sendo possível agregar quatro municípios vizinhos para formar um miniterritório intermunicipal. Com esta alteração, é como se os táxis continuassem a viagem no mesmo concelho, passando a aplicar-se uma tarifa progressiva que tem em conta apenas a distância percorrida pelo cliente, pelo que as viagens poderão ficar mais baratas, segundo o mesmo jornal.

O objetivo é modernizar o regime jurídico dos táxis para que consigam concorrer com o transporte de passageiros em veículos descaracterizados (TVDE). Na mira do Governo está também a criação de um novo passe intermodal que incluirá um determinado número de viagens de táxi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viagens de táxi entre concelhos vizinhos vão ficar mais baratas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião