Setor do retalho penaliza índices de Wall Street

  • Joana Abrantes Gomes
  • 7 Junho 2022

As bolsas norte-americanas estão a ser penalizadas pelas ações da retalhista Target, que anunciou o cancelamento de encomendas de fornecedores para limpar o inventário, estando a perder mais de 5%.

Depois de um dia de ganhos, os principais índices de Wall Street abriram em terreno negativo esta terça-feira, penalizados sobretudo pelas ações do setor do retalho. O corte nas previsões trimestrais da cadeia de lojas norte-americana Target aumentou as preocupações dos investidores sobre um possível abrandamento da procura numa altura de forte pressão inflacionista.

Neste contexto, o índice de referência S&P 500 desce 0,83% para 4.087,06 pontos, o industrial Dow Jones recua 0,75% para 32.669,24 pontos, e o tecnológico Nasdaq desvaloriza 1,10% para 11.928,39 pontos. Um dia depois de anunciar uma série de novos produtos, a Apple é das poucas tecnológicas que escapa às perdas, subindo 0,42%.

As ações da retalhista Target estão em queda, após anunciar que estava a cancelar encomendas de fornecedores, particularmente para bens domésticos e vestuário, para limpar o inventário acumulado antes das épocas de compras de férias. De momento, perde 5,63%, para 150,88 dólares por ação. Além disso, também uma venda de obrigações alimentou a ansiedade dos investidores sobre um possível abrandamento económico dos EUA.

Por outro lado, a diferença entre os juros da dívida dos EUA a curto e longo prazo está a diminuir, o que deixa os economistas receosos porque sugere que os investidores pensam que é mais provável uma recessão nos EUA, disse Jeffrey Halley, da corretora Oanda, num relatório. “Não creio que os EUA estejam já em estagflação”, ou num período com inflação elevada e baixo crescimento, “mas se o petróleo se mantiver acima dos 120 dólares por barril, poderá em breve estar”, afirmou Halley, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor do retalho penaliza índices de Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião