Nas notícias lá fora: Gás, Airbnb e Telefónica

  • ECO
  • 8 Junho 2022

Agência de energia alerta para risco de racionamento de gás natural na Europa no inverno. União Europeia vai apertar regras em matéria de paridade nas empresas.

A Agência Internacional de Energia alerta para o risco de “racionamento” de gás natural na Europa no próximo inverno. O Airbnb foi acusado por um regulador australiano de enganar os clientes ao nível dos preços e a Telefónica vai avançar de forma definitiva para a semana de quatro dias de trabalho. Estas são algumas das notícias que marcam o dia lá fora.

Financial Times

AIE vê risco de “racionamento” de gás na Europa no inverno

A União Europeia comprometeu-se a avançar para o próximo inverno com reservas de energia mais robustas, mas a Agência Internacional de Energia (AIE) acredite que existe o risco de “racionamento” no inverno, principalmente se o tempo frio coincidir com a recuperação da procura na China. Fatih Birol, diretor executivo da agência, disse que o “racionamento” poderá afetar os clientes industriais de gás: “Se tivermos um inverno difícil e longo e se não se tomarem medidas [do lado da procura], não excluiria o racionamento de gás natural na Europa, começando pelos grandes complexos industriais”, disse ao Financial Times.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Reuters

Austrália acusa Airbnb de enganar clientes nos preços

O regulador australiano da Concorrência avançou com uma ação contra o Airbnb, acusando a plataforma de alojamento local de enganar os utilizadores sobre o preço da estadias, levando-os a pagar mais do que o anunciado. Segundo a acusação, tornada pública esta quarta-feira, entre 2018 e 2021, o Airbnb terá anunciado e cobrado tarifas em dólares norte-americanos sem indicar a respetiva conversão em dólares australianos, recusando-se a reembolsar os clientes que se queixaram de ter sido enganados.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Cinco Días

Telefónica avança com semana de trabalho de quatro dias de trabalho

A Telefónica vai avançar com o Bónus de Dia Semanal Flexível (JSFB), através do qual os funcionários que decidirem aderir a esse modelo trabalharão apenas quatro dias por semana. No final do ano passado, a empresa espanhola tinha avançado com um projeto-piloto nesse sentido, no qual participaram cerca de 150 trabalhadores. Como os resultados foram considerados positivos, a companhia decidiu instituir definitivamente esta prática. Neste contexto, os funcionários que aderirem ao modelo vão trabalhar 32 horas por semana, oito horas por dia, de segunda a quinta-feira.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Financial Times

Fabricantes criticam Bruxelas por manter taxa nas importações de aço

Os fabricantes europeus estão a acusar a Comissão Europeia de agravar a crise na cadeia de abastecimento de aço, após esta ter rejeitado os pedidos para abolir a taxa aduaneira de 25% sobre as importações de aço para a União Europeia (UE). Apesar do aumento do preço deste material, Bruxelas optou apenas por realizar um pequeno aumento sobre a quota de importações isentas desta taxa de 3% da procura anual, para 4%. Os grupos empresariais alegam que as fábricas poderão ser forçadas a sair da Europa se o imposto não for abolido.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

UE chega a acordo para quota mínima de 40% de mulheres nos boards

A União Europeia chegou a um acordo sobre a legislação que impõe às empresas uma quota mínima de 40% de mulheres nos Conselhos de Administração. Além disso, as empresas também poderão ser multadas se não recrutarem mulheres suficientes para cargos não executivos e o bloco comunitário estabeleceu ainda, como meta, ter uma quota mínima de 33% de mulheres em todos os cargos, incluindo CEO e diretores de operações. O objetivo é que a medida entre em vigor a 30 de junho de 2026.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Gás, Airbnb e Telefónica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião