Portugal teve quinto maior crescimento em cadeia da UE no primeiro trimestre

Acima da economia portuguesa está o desempenho da economia irlandesa, romena, letã e croata, de acordo com o gráfico do gabinete de estatísticas europeu.

Após ter crescido 0,3% em cadeia no quarto trimestre de 2021, a economia europeia acelerou e cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2022, resistindo aos efeitos iniciais da invasão russa na Ucrânia. É a mais recente estimativa do Eurostat, divulgada esta quarta-feira, que representa uma revisão em alta face à primeira estimativa de 0,2%. Em termos homólogos, o PIB da Zona Euro (19 Estados-membros) cresceu 5,4%, acima dos 5% estimados inicialmente.

Há uma semana o Instituto Nacional de Estatística confirmou que o PIB português cresceu 2,6% em cadeia e 11,9% em termos homólogos no primeiro trimestre. O crescimento deveu-se ao consumo privado e ao turismo.

Com este ritmo de crescimento em cadeia, Portugal fica com a quinta maior expansão económica entre os 27 Estados-membros no primeiro trimestre deste ano. Acima da economia portuguesa estão os desempenhos da economia irlandesa (+10,8%), romena (+5,2%), letã (3,6%) e croata (+2,7%), de acordo com o gráfico do gabinete de estatísticas europeu.

Do lado oposto estão países como a Suécia (-0,8%), França (-0,2%) e Dinamarca (-0,1%), cujo PIB contraiu em cadeia no primeiro trimestre. No arranque do ano, também a economia norte-americana encolheu 0,4% face ao trimestre anterior.

Esta revisão em alta dos dados do Eurostat sugere que, para já, a economia europeia está a aguentar o impacto da guerra na Ucrânia e até conseguiu acelerar o ritmo de crescimento até março.

Contudo, é provável que os efeitos negativos do conflito na economia da União Europeia se sintam mais no segundo trimestre, como admitia a própria Comissão Europeia nas últimas previsões em maio.

Esta é a ótica que melhor mostra se a economia está a acelerar ou a travar, mas também é possível olhar para o PIB comparando com o mesmo período do ano anterior. Na comparação homóloga, Portugal surge como o país com o maior crescimento (11,9%), seguida da Irlanda (11,3%) e Eslovénia (9,6%).

Porém, estas taxas de variação homólogas são muito influenciadas pelo que aconteceu no primeiro trimestre de 2021, período em que Portugal sofreu um segundo confinamento obrigatório, à semelhança do que tinha acontecido no segundo trimestre de 2020. Ou seja, a base baixa no arranque de 2021 está a empolar o crescimento no início de 2022.

Fonte: Eurostat

Em comparação com o nível pré-pandemia, que corresponde ao quarto trimestre de 2019, o PIB da Zona Euro e o da União Europeia está 0,8% e 1,5% acima, respetivamente, de acordo com o Eurostat. No caso dos Estados Unidos, o PIB está 2,8% acima do nível anterior à Covid-19.

(Notícia atualizada às 10h58 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal teve quinto maior crescimento em cadeia da UE no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião