Liverpool paga 100 milhões por Darwin. 75 milhões mais 25 milhões por objetivos

O negócio da venda de Darwin Nuñez está fechado e deverá ser anunciado esta segunda-feira. O Liverpool paga 75 milhões já e 25 milhões por objetivos.

Há 3 anos, o Benfica surpreendeu o mercado ao vender João Félix ao Atlético de Madrid por 126 milhões de euros, agora vai voltar a fazer uma operação a tocar nos 100 milhões de euros: O Liverpool vai pagar 100 milhões de euros pelo jogador uruguaio Darwin Nuñez, dos quais 75 milhões já e 25 milhões por objetivos associados ao número de jogos em que participar.

A SAD do Benfica prepara-se para comunicar ao mercado já amanhã, segunda-feira, a oficialização do negócio que tem sido notícia nas últimas semanas. Em entrevista exclusiva ao ECO, Domingos Soares Oliveira garantia que o Benfica não tinha de vender Darwin, o que explicará precisamente a capacidade para vender o jogador que chegou há dois anos ao clube por 24 milhões de euros por 100 milhões agora. O FC Porto vendeu Luis Díaz ao Liverpool a meio de uma época desportiva por 45 milhões de euros, que poderão chegar aos 60 milhões por objetivos.

O Benfica não está obrigado a vender o Darwin para, de alguma forma, compor os números“, afirmou o co-CEO da SAD do Benfica. Nessa entrevista, o gestor esclarecia: “Em relação à venda de jogadores, temos nos últimos 10 anos uma relativa estabilidade nos números que apresentamos… 70 milhões, 80 milhões, às vezes 100 milhões de euros e, em algumas exceções, até pode ultrapassar este valor (…) Mas não foi assim no verão do ano passado pela primeira vez (…) Aquilo que não fizemos no verão do ano passado é algo que teremos fazer no verão deste ano, tanto quanto possível a tempo de impactar as contas do clube para que fica em linha com aquilo que foram os últimos anos…“. A venda de Darwin Nuñez já permitirá ultrapassar a receita média dos últimos anos, e fechar as contas desta época com resultados positivos, embora nem toda a receita seja do Benfica. O anterior clube de Darwin, o Almería, da segunda divisão espanhola, também terá direito a uma percentagem, ainda não confirmada, desta receita.

De acordo com uma fonte que conhece os detalhes do negócio, os objetivos para garantir que o Liverpool pagará mais 25 milhões de euros, além dos 75 milhões imediatos, não estão dependentes de títulos ou resultados do clube inglês, apenas de presenças de Darwin na equipa principal, isto é, do número de jogos do uruguaio. E os primeiros cinco milhões dependem de 10 presenças na próxima época desportiva. Além disso, ao contrário do que chegou a ser admitido, não haverá qualquer jogador do Liverpool envolvido no negócio.

Darwin Nuñez vai ter um contrato de cinco temporadas e vai auferir um salário anual líquido em torno dos seis milhões de euros. E será, assim, a contratação mais cara de sempre do Liverpool.

A SAD do Benfica, recorde-se, apresentou um prejuízo de 31,7 milhões de euros no primeiro semestre da temporada 2021/22. “O resultado líquido do 1.º semestre de 2021/22 ascende a um valor negativo de 31,7 milhões de euros, estando o mesmo significativamente influenciado pelo resultado com transações de direitos de atletas, que sofreram uma diminuição de 69,4 milhões de euros face ao período homólogo”, lê-se no documento enviado à CMVM. E esta transação, por ser feita até 30 de junho, ainda vai impactar as contas deste exercício.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liverpool paga 100 milhões por Darwin. 75 milhões mais 25 milhões por objetivos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião