Maria João Silva: Tranquilidade quer chegar a todos os públicos

A que hoje é marca da Generali juntou apoio a festivais de música a campanhas publicitárias agressivas e sofisticadas. O posicionamento da Marca explicado pela Chief Marketing Officer.

Maria João Silva, Chief Marketing Officer da Tranquilidade: “Escolhemos ser a seguradora oficial do Rock in Rio Lisboa porque queremos marcar a diferença”.

A sofisticação “reside exclusivamente na qualidade dos produtos que oferecemos ao mercado e que se destinam a todos os segmentos de clientes”, diz Maria João Silva que, depois de 23 anos de Vodafone, está desde 2020 na Tranquilidade como Chief Marketing Officer. Com o recente anúncio de apoio ao festival Rock in Rio a juntar-se ao mais habitual Super Bock Super Rock, será que a marca Tranquilidade está a virar a agulha do seu posicionamento? ECOseguros entrevistou Maria João Silva.

Os patrocínios ao Rock in Rio e o Super Bock Super Rock, são uma nova fase na vida da Tranquilidade? Passagem para o mass market, depois de campanhas a posicionar a marca como sofisticada?

Na Tranquilidade já tínhamos uma forte ligação à música e aos festivais antes da pandemia, caso do Super Bock Super Rock, mas depois destes dois últimos anos tão duros, em que estivemos todos tão afastados, estamos muito conscientes da importância de voltar a juntar as pessoas e de proporcionar momentos de proximidade. Nunca como agora valorizámos tanto o contacto humano e os momentos de confraternização e de celebração em conjunto.

Porquê os festivais de música?

A música e os grandes festivais são os instrumentos por excelência para proporcionar momentos de convívio e de alegria, que permitem criar relações emocionais fortes com os nossos clientes, parceiros e colaboradores. Este ano escolhemos ser a seguradora oficial do Rock in Rio Lisboa exatamente porque queremos marcar a diferença e estar presentes num dos festivais de música mais marcantes do calendário. Este é um momento fortemente emocional, de celebração, aspiracional e de qualidade, atributos com que a Tranquilidade se identifica.

E quanto ao posicionamento sofisticado…

Em relação ao posicionamento da Tranquilidade, a escolha de Mariana Monteiro, atriz bem conhecida e querida dos portugueses, foi estratégica para o nosso objetivo de chegarmos aos mais variados públicos. Apostámos também em histórias fortes, que reforçam a relação emocional, o envolvimento e a proximidade aos clientes. A nossa sofisticação reside exclusivamente na qualidade dos produtos que oferecemos ao mercado e que se destinam a todos os segmentos de clientes.

Que retorno espera? Notoriedade? Apólices?

O facto de estarmos associados a este tipo de eventos aumenta a visibilidade e omnipresença da marca Tranquilidade e faz com que o reconhecimento, familiaridade e ligação emocional com a marca seja cada vez maior. Todo o investimento de meios e esforços tem o retorno da grande notoriedade da Tranquilidade. A aposta nos festivais, associada a ativações de marca nos recintos, permite uma disseminação da nossa identidade na primeira pessoa, através do contacto direto com o público, mas também uma amplificação da mesma através do digital, nas redes sociais, onde temos vindo a crescer de dia para dia.

Quais os meios de comunicação privilegiados para passar a mensagem?

Temos apostado em televisão, no digital e em campanhas de exterior. A TV ainda tem uma vasta audiência e a mensagem chega rapidamente a um elevado número de pessoas. O digital, incluindo as nossas redes sociais, tem tido um peso cada vez maior no nosso investimento publicitário, porque é aí que estão cada vez mais as pessoas. Quanto ao exterior, temos capitalizado no reconhecimento da Mariana Monteiro e usado grandes formatos em ações regionais, de norte a sul do país.

Na comunicação da marca Tranquilidade entende-se um posicionamento social de topo/sofisticado, o que pressupõe elevado nível de serviço para uma subscrição correta e também na gestão de sinistros. Está a companhia capaz de prestar um nível diferenciado de serviço?

O foco da Tranquilidade está em servir bem o mercado, o que passa por ter os melhores produtos, simplificar os processos e reforçar as ferramentas digitais, todos fatores fundamentais para fortalecer o nível de serviço prestado e a relação com os nossos clientes e parceiros, cumprindo a nossa promessa de sermos simples e próximos: parceiros para a vida, em todos os momentos. Somos a marca com que os nossos clientes podem contar.

Qual o factor que mais diferencia?

Novas soluções digitais, como as novas participações de sinistros com redução do tempo de preenchimento, o serviço de vídeo-peritagem para sinistros automóvel ou casa, ou o chatbot que esclarece e resolve questões na hora, são algumas das funcionalidades que permitem operações mais rápidas, simples e intuitivas e assim um nível de serviço diferenciado, alinhado com aquilo que comunicamos.

Com imagem sofisticada está subentendido que o preço não é crucial para o cliente desejado. No entanto, a mensagem publicitária usada na campanha 5T foca vantagens de preço. Como se conjuga a aparente contradição?

Essa campanha é relativa às vantagens que os clientes têm por juntar todos os seus seguros connosco. Além dos descontos, o cliente T beneficia ainda de toda a comodidade e facilidade de gerir todos os seus seguros de forma integrada e simplificada, nomeadamente através da nossa app. Com vantagens e soluções de proteção para o que os clientes mais valorizam, a campanha 5T reforça a estratégia da marca em querer ser, cada vez mais, um parceiro para a vida dos seus clientes.

O posicionamento e mensagem da Açoreana e Tranquilidade são diferentes?

Com 151 e 130 anos respetivamente, a Tranquilidade e a Açoreana são duas marcas centenárias, que asseguram a proteção do dia a dia de quase 2 milhões de clientes e que oferecem, em cada fase da vida pessoal, familiar ou empresarial, a solução de seguros mais adequada a cada um. As duas marcas atuam em mercados diferentes, Açoreana nos Açores e a Tranquilidade no continente e Madeira, mas ambas oferecem proteção, prevenção e assistência em todas as áreas relevantes – família, casa, mobilidade, saúde, segurança. Estar próximo, comunicar de forma simples e garantir uma boa experiência, apostando na transformação digital e na inovação são objetivos claros das nossas duas marcas: trabalhamos todos os dias para satisfazer os nossos clientes.

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