Microsoft celebra Pride no metaverso esta sexta-feira

Com o mote "Pride has no borders", as comunidades LGBTQIA+ da gigante tecnológica organizam, no dia 17 de junho às 18h, um evento experimental no metaverso.

A Microsoft lançou o “Microsoft Unlocked”, uma experiência digital que irá reunir, nos próximos meses, histórias das comunidades LGBTQIA+, bem como experiências imersivas sobre tópicos relacionados com acessibilidade, sustentabilidade, cultura, ciência e tecnologia. Com o mote “Pride has no borders”, as comunidades LGBTQIA+ da gigante tecnológica organizam, no dia 17 de junho às 18h, um evento experimental no metaverso.

“As questões de diversidade e inclusão são complexas e têm diferentes velocidades, seja na representatividade de género, orientação sexual, raça, antecedentes socioeconómicos, competências e perspetivas. Mas nenhuma cidade é muito pequena ou nenhuma aldeia muito remota para celebrar o Pride. Por isso, convidamos todos a participarem nas celebrações da Microsoft Pride deste ano no metaverso, reforçando o nosso compromisso global com os direitos LGBTQIA+”, diz Sergio Matos, GLEAM lead na Microsoft Portugal, em comunicado.

Os participantes irão mergulhar na história do Pride, num mundo virtual, e aprender mais sobre os direitos LGBTQIA+ com ativistas, jogadores e defensores das comunidades LGBTQIA+ na Microsoft, Xbox e organizações como a International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association (ILGA World) e OutRight Action International.

Tendo como um dos pilares da sua cultura a diversidade e inclusão, a Microsoft desenvolve e promove grupos internos de colaboradores, com impacto a nível local, regional e global. Para dar voz às comunidades LGBTQIA+, em 1993 criou o Global LGBTQIA+ Employee and Allies at Microsoft Employee Resource Group (GLEAM), e, em 2018, a comunidade iniciou atividades em Portugal. Atualmente, o grupo conta com 120 membros e, desde a sua fundação, cresceu, por ano, 75% em número de participantes.

Em 2019, a Microsoft participou, pela primeira vez, na Pride Parade, em Lisboa, através do GLEAM, com 60 colaboradores e respetivos familiares. Em 2020, organizou o primeiro evento virtual do Pride, a nível mundial, com o apoio de 137 colaboradores voluntários da Microsoft em Portugal, e, no ano passado, realizou também um evento digital, a partir do mote “Together, we can”, em que deu voz às histórias de colaboradores portugueses, membros do GLEAM, que demonstram como vivem a diversidade e inclusão na cultura da empresa.

Acompanhe o evento aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft celebra Pride no metaverso esta sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião