Allianz e Swiss Re lideram solução paramétrica para o Gana

  • ECO Seguros
  • 16 Junho 2022

Programa tripartido de agência da ONU, governo alemão e o IDF, vai dotar o Gana de um mecanismo soberano para gerir risco de cheias onde vivem populações pobres. Allianz e Swiss Re montaram o seguro.

O Governo do Gana, através do ministério das Finanças, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Alemanha e o Insurance Development Forum (IDF) acabam de lançar a “Public-Private Partnership to Develop Flood Insurance and Build Financial Resilience in Ghana,” uma iniciativa apoiada em solução de seguro paramétrico para lidar com desastres naturais. A colaboração internacional público-privada, no âmbito do programa tripartido (Pnud, Alemanha e IDF), visa melhorar capacidade de resposta das autoridades do Gana a cheias, nomeadamente através da NADMO (National Disaster Management Organisation), que articula a gestão de crises com entidades locais quando ocorrem eventos que materializam risco de inundações graves com impacto sobre populações mais vulneráveis.

Com a solução de transferência de risco liderada pela Allianz e a Swiss Re, ambas associadas do IDF, o projeto tem estreita colaboração do Pnud (junto do ministério das Finanças do Gana) e conta ainda outros parceiros, como a HKV, consultora em risco de inundações, a ICEYE (operadora de satélites), e a FloodTags, tecnológica holandesa que monitoriza e analisa em tempo real, a partir dos media online e redes sociais (Twitter e outros), grandes quantidades de dados sobre impacto local de eventos meteorológicos extremos.

O anúncio da parceria marcou o primeiro dos dois dias da conferência anual do IDF, em Zurique. O projeto prevê a criação de um mecanismo financeiro soberano para melhorar a capacidade de resposta daquele país africano na gestão estratégica de desastres causados por inundações, integrando a solução de seguro paramétrico.

Fixando criteriosamente um trigger (gatilho predefinido) para pagamento de danos em vez de fazer depender os lesados da avaliação das perdas reais, a solução de seguro paramétrico vai assegurar compensações mais rápidas em caso de inundação. Este mecanismo contribuirá para melhorar a resiliência financeira das populações, apoiando o rápido restabelecimento da atividade económica das comunidades de baixos rendimentos em áreas urbanas, a começar pela GAMA – Greater Accra Metropolitan Area, zona metropolitana em torno da cidade capital do Gana onde estão a ser implementados projetos de saneamento básico.

Ao mesmo tempo que assegura o estabelecimento de um esquema de seguros para grandes inundações, a parceria que mobiliza Allianz e Swiss Re assume objetivo de aumentar a capacidade de resposta das instituições ganesas a este tipo de desastres, assegurando maior acesso a dados, melhor conhecimento dos riscos e da ativação de protocolos de contingência, explica o IDF.

70% da população do Gana não tem acesso a seguros

Anunciado em 2019, no quadro da Cimeira da Ação Climática convocada por António Guterres, Secretário-Geral da ONU, o Acordo ou Programa Tripartido é uma iniciativa estabelecida entre o Pnud, através do Mecanismo de Financiamento de Seguros e Riscos (IRFF), o Ministério Federal Alemão para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ), que desenvolve cooperação através de fundos geridos pelo Banco de Desenvolvimento KfW, e o próprio Fórum de Desenvolvimento de Seguros (IDF).

Um relatório do Pnud, divulgado em setembro do ano passado, revelou que apesar do rápido crescimento da indústria de seguros durante a última década, 70% da população do Gana não tem acesso a qualquer tipo de seguro e que a oferta existente não responde às necessidades de uma população que, na maior parte das vezes, não encontra forma de remediar estragos de eventos naturais como secas, incêndios e cheias, pragas e doenças.

O Programa Tripartido tem como objetivo fornecer assistência técnica e soluções de transferência de riscos a 20 países até 2025. Atualmente conta com mais de 70 peritos de grupos seguradores (membros da IDF) e mais de 60 representantes locais e regionais do Pnud que se envolvem com governos de países em desenvolvimento considerados vulneráveis aos impactos das alterações climáticas e de outras catástrofes naturais, como é caso do Gana, um país da África ocidental onde vivem mais de 32 milhões de pessoas, das quais mais de metade são jovens (com menos de 25 anos de idade).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz e Swiss Re lideram solução paramétrica para o Gana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião