5 coisas que vão marcar o dia

Esta segunda-feira serão lançados um conjunto de dados do Eurostat, a presidente do BCE, Christine Lagarde, será ouvida pelo Parlamento Europeu, e Mário Centeno participa em conferência do CFP.

Mário Centeno irá participar esta segunda-feira na conferência “Dez Anos do Conselho das Finanças Públicas”. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal participa na apresentação do programa de transformação digital da segurança social “Clic”. Eurostat lança dados relativos à paridade no poder de compra e à produção na construção.

Produção na Construção

O gabinete estatístico da União Europeia, Eurostat, lança esta segunda-feira os números referentes à produção na construção para o mês de abril. Em março, a produção na construção aumentou 3,3% na Zona Euro e 4,1% na União Europeia, em termos homólogos. Comparando com fevereiro, o crescimento manteve-se estável na Zona Euro, e avançou 0,2% na UE.

Paridade no Poder de Compra

O Eurostat vai divulgar também dados relativos à paridade no poder de compra. Em 2021, o Luxemburgo foi quem registou o maior nível de PIB per capita da UE, sendo que a Irlanda seguiu em segundo lugar. Do lado oposto da tabela está a Bulgária com o menor PIB per capita da UE em 2021, seguida pela Grécia em segundo, e a Eslováquia em terceiro lugar. Neste indicador, Portugal encontra-se em 21.º lugar.

Mário Centeno na conferência “Dez Anos do Conselho das Finanças Públicas”

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, estará presente na Conferência “Dez Anos do Conselho das Finanças Públicas”, a realizar esta segunda-feira em Lisboa. O CFP é o órgão independente que fiscaliza o cumprimento das regras orçamentais no país, e a sustentabilidade das finanças públicas. O conselho lança também periodicamente análises relativas às contas públicas.

Ana Mendes Godinho na apresentação do programa “Clic”

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, vai participar na apresentação do “Clic” – Programa de Transformação Digital da Segurança Social. Com o objetivo de facilitar o relacionamento dos cidadãos com a Segurança Social, eliminar a burocracia e aumentar a eficácia da proteção, o programa conta com um investimento de 200 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O evento irá decorrer às 15h no Museu da Eletricidade.

Parlamento Europeu ouve Christine Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, vai ser ouvida pela Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, nomeadamente sobre as implicações da guerra na Ucrânia e da inflação na Zona Euro, bem como o risco de fragmentação no contexto atual. A audição irá decorrer das 17h às 18h.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião