Economia alemã cresce no 2.º trimestre mas inflação trava consumo

  • Lusa
  • 20 Junho 2022

A guerra na Ucrânia abrandará o crescimento da economia alemã e fará subir a inflação. O Bundesbank prevê um crescimento de 1,9% este ano e de 2,4% em 2023.

A economia alemã cresceu no segundo trimestre após o levantamento das restrições impostas devido à pandemia de covid-19, mas a inflação travou o consumo, afirmou esta segunda-feira o Bundesbank.

No boletim mensal de junho, os economistas do Bundesbank, citados pela Efe, dizem que “na primavera de 2022 a economia alemã pode ter crescido um pouco“, mas não é referida a estimativa.

O levantamento das restrições à vida social impulsionou o setor da gastronomia e em abril, a indústria recuperou uma pequena parte da produção perdida em março.

Mas, em geral, o Bundesbank salienta que a indústria ainda enfrenta problemas de abastecimento e escassez de material, bem como o aumento dos custos energéticos. Exclui-se, portanto, que a contribuição para o crescimento da indústria seja considerável.

A guerra na Ucrânia abrandará o crescimento da economia alemã e fará subir a inflação, como se reflete na previsão semestral publicada em 10 de junho. O Bundesbank prevê um crescimento de 1,9% este ano e de 2,4% em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alemã cresce no 2.º trimestre mas inflação trava consumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião