Lisboa lidera ganhos na Europa com ajuda do BCP e EDP Renováveis

A praça nacional terminou a sessão a ganhar cerca de 2%, liderando os ganhos na Europa. Com apenas uma cotada em terreno negativo, BCP e EDP Renováveis destacaram-se nos ganhos.

A bolsa de Lisboa terminou a primeira sessão da semana a subir cerca de 2%, liderando os ganhos entre a generalidade das praças europeias. A impulsionar o índice de referência nacional esteve o BCP e a EDP Renováveis.

Pelo “Velho Continente”, o Stoxx 600 valorizou 0,88%, enquanto o espanhol IBEX-35 avançou 1,62%, o britânico FTSE 100 somou 1,42%, o alemão DAX subiu 0,99% e o francês CAC-40 valorizou 0,53%, apesar dos sinais de arrefecimento económico e da maior agressividade dos bancos centrais para conter a inflação.

Lisboa liderou os ganhos na Europa, com o PSI a subir 2,01%, para 5,999.870 pontos, num dia em que 13 das 15 cotadas fecharam em terreno positivo, uma inalterada e apenas uma no “vermelho”. A “estrela” da sessão foi o BCP, cujos títulos avançaram 4,54%, para 17,51 cêntimos.

Nota positiva ainda para o CTT que avançaram 3,41% para 3,18 euros, após a empresa ter comunicado ao mercado no domingo que entrou “em negociações exclusivas com uma terceira parte com vista à criação de um veículo especial para deter e gerir o portefólio de retalho e logística dos CTT, o qual será maioritariamente detido pelos CTT”.

Pelo setor energético, a subsidiária EDP Renováveis somou 3,94%, para 22,70 euros, enquanto a “casa mãe” avançou 1,96% para 4,529 euros. Ao mesmo tempo, a REN valorizou 0,72%, para 2,79 euros por ação.

E da energia para o setor petrolífero, a Galp Energia avançou 1,07%, para 11,30 euros, beneficiando da subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O barril de Brent, referência para as importações nacionais, soma 0,77%, para 113,99 dólares.

A encerrar em terreno negativo esteve apenas a Semapa, cujos títulos recuaram 0,15%, para 13,72 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa lidera ganhos na Europa com ajuda do BCP e EDP Renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião