VidaCaixa compra Sa Nostra e consolida aquisição da Bankia Vida

  • ECO Seguros
  • 20 Junho 2022

A VidaCaixa, líder no mercado segurador espanhol e detentora, em Portugal, da BPI Vida e Pensões, prepara a aquisição da Sa Nostra Vida y Pensiones enquanto conclui a integração da Bankia Vida.

A VidaCaixa, sociedade detida na totalidade pelo CaixaBank que controla a BPI Vida e Pensões (BPI VeP), está a negociar a compra da Sa Nostra Vida y Pensiones, centrada nas Ilhas Baleares.

No final do último ano a VidaCaixa integrou a Bankia Vida, uma filial do CaixaBank e da Mapfre, numa operação que envolveu 578 milhões de euros.

“Temos que transferir um milhão de apólices do Bankia Vida para o VidaCaixa. É um processo complicado que exige muito trabalho”, salientou esta semana Javier Valle, CEO da VidaCaixa, em entrevista publicada pelo diário espanhol especializado em economia Expansión.

O CEO da VidaCaixa revelou ainda que a seguradora do ramo Vida se encontra a negociar a compra da Sa Nostra Vida y Pensiones, centrada nas Ilhas Baleares, para posteriormente integrá-la no VidaCaixa. “Queremos fechar essa operação o mais rápido possível para simplificar a nossa estrutura e obter maior eficiência”, acrescentou.

A VidaCaixa aposta a 100% nos seguros do ramo Vida, onde considera possuir vantagens de vulto. Para Javier Valle o crescimento da entidade nos últimos anos explica-se pelo seu modelo de seguro bancário. “Temos uma cultura de grande clarividência, que está na origem do grupo bancário e que é muito clara na rede de distribuição e em toda a organização”. Além disso, “temos muitos produtos que as restantes empresas de vida não têm. Com o ambiente tarifário dos últimos anos, os produtos garantidos perderam a atratividade, mas conseguimos lançar seguros que combinam investimentos tradicionais de renda fixa com outros de renda variável que proporcionam os retornos que a dívida não oferece.”

A VidaCaixa, subsidiária do CaixaBank, controla 15% do mercado segurador espanhol em volume de prémios, sendo seguida pela Mapfre, cujo peso é de 11%, de acordo com os dados respeitantes ao desempenho das seguradoras no mercado espanhol no primeiro trimestre de 2022. Na terceira posição surge a Mutua Madrileña, que apresenta uma quota de 8,94%.

A BPI Pensões foi incorporada na BPI Vida – Companhia de Seguros de Vida, ambas detidas na sua totalidade pelo Banco BPI. O serviço prestado pela BPI Pensões manteve-se no quadro da nova entidade BPI Vida e Pensões – Companhia de Seguros, S.A. Posteriormente, no final de 2017, o Banco BPI vendeu a totalidade da participação que detinha no capital da BPI Vida e Pensões à VidaCaixa Sociedade Anónima de Seguros e Resseguros, Sociedade Unipersonal. A VidaCaixa é uma companhia de seguros do ramo vida consolidada a 100% pelo Caixabank e centra a sua atividade no negócio de seguros de vida e fundos de pensões em Espanha.

A BPI Vida e Pensões ABPI Vida e Pensões terminou o primeiro trimestre deste ano com 7 817 milhões de euros em recursos geridos, representando cerca de 6,7% do ativo total gerido pelo braço de seguros do grupo CaixaBank. No mesmo período cresceu 3,8% relativamente aos recursos que geria em março de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

VidaCaixa compra Sa Nostra e consolida aquisição da Bankia Vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião