Governo espanhol vai baixar IVA da eletricidade de 10% para 5%

Proposta de redução do IVA da eletricidade vai ser apresentada em Conselho de Ministros. Pedro Sánchez quer "proteger" cidadãos "dos efeitos da guerra" na Ucrânia.

O Governo espanhol vai baixar o IVA da eletricidade de 10% para 5%, numa tentativa de “continuar a proteger os contribuintes dos efeitos da guerra” na Ucrânia, anunciou Pedro Sánchez. Há um ano o país já tinha visto esse imposto descer de 21% para 10%.

“No próximo Conselho de Ministros vamos reduzir [o IVA da eletricidade] de 10% para 5% para continuar a proteger os cidadãos dos efeitos da guerra [na Ucrânia]”, escreveu o Presidente do Executivo espanhol, no Twitter. “Esperamos que todos os grupos [parlamentares] apoiem a medida em prol das famílias, empresas e indústrias do país”, acrescentou Pedro Sánchez.

O anúncio foi feito durante uma intervenção no Parlamento espanhol, depois de ter sido questionado pela oposição quanto à estratégia que tem planeada para cumprir o mandato até ao final de 2023, diz o Expansión (conteúdo em espanhol).

Em junho de 2021, Pedro Sánchez baixou o IVA da luz de 21% para 10%, com o objetivo de aliviar o impacto económico para os pequenos consumidores causado pelo aumento do preço médio da eletricidade no mercado grossista, cujo valor naquele verão tinha atingido máximos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol vai baixar IVA da eletricidade de 10% para 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião