Lisboa com ganhos ligeiros. Família EDP trava subidas mais expressivas

Lisboa arranca a sessão desta segunda-feira com ganhos ligeiros, impulsionada pela Galp Energia. Contudo, perdas do grupo EDP travam subidas mais expressivas.

A bolsa de Lisboa arrancou a primeira sessão da semana com ganhos ligeiros, segundo a tendência das praças europeias. A puxar pelo desempenho PSI estão os ganhos da Galp Energia, contudo, perdas do grupo EDP travam ganhos mais expressivos.

Pela Europa, o Stoxx 600 valoriza 0,3%, enquanto o alemão DAX valoriza 0,8%, francês CAC-40 sobe 0,5%, o britânico FTSE 100 soma 0,2% a par com o espanhol IBEX-35, no dia em que arranca o Fórum Central Europeu (BCE), que reúne os 19 governadores da Zona Euro e outras personalidades do setor financeiro, em Sintra.

Por cá, o PSI prolonga os ganhos da sessão anterior, com o índice de referência nacional a subir 0,67% para 6.070,77 pontos, com 12 das 15 cotadas em terreno positivo, uma inalterada e duas no “vermelho”.

A puxar pelo desempenho positivo do PSI está a Galp Energia, cujos títulos avançam 1,20% para 11,415 euros, numa altura em que os líderes do G7 debatem a proposta dos Estados Unidos de impor um limite máximo para os preços do petróleo, por forma a colmatar a escalada dos preços.

Nota positiva ainda para os títulos dos CTT e das cotadas ligadas ao setor da pasta e do papel. Os títulos da empresa de correios valorizam 0,63% para 3,205 euros, enquanto a Altri ganha 2,15% para 6,40 euros e a Navigator sobe 0,78% para 3,86 euros.

Pelo setor energético, a REN valoriza 0,18% para 2, 815 euros por ação, enquanto a GreenVolt soma 0,71% para 7,05 euros.

Em contrapartida, e impedir ganhos mais expressivos do PSI estão as cotadas do grupo EDP. A EDP recua 0,11% para 4,486 euros, enquanto a EDP Renováveis recua 0,66% para 22,70 euros, após ter anunciado a compra de dois projetos solares fotovoltaicos no Vietname por 284 milhões de dólares. Ao mesmo tempo, a REN valoriza 0,18% para 2, 815 euros por ação, enquanto a GreenVolt soma 0,71% para 7,05 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa com ganhos ligeiros. Família EDP trava subidas mais expressivas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião