Governo avança com novo apoio ao gasóleo profissional de 17 cêntimos por litro

O apoio tem duração de dois meses, "visa substituir o atual regime do gasóleo profissional" e é de 17 cêntimos por litro, explicou a ministra da Presidência.

Há um novo apoio extraordinário ao gasóleo profissional dirigido aos transportes pesados de mercadorias, que será de 17 cêntimos por litro, anunciou a ministra da Presidência após a reunião do Conselho de Ministros. O apoio tem a duração de dois meses e um custo previsto de 18,5 milhões de euros.

“Foi aprovado um decreto-lei que estabelece um mecanismo temporário de apoio ao gasóleo profissional extraordinário dirigido aos transportes pesados de mercadorias”, anunciou Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

O apoio tem duração de dois meses, “visa substituir o atual regime do gasóleo profissional” e é de 17 cêntimos por litro, explicou a ministra. Já o custo previsto é de 18,5 milhões de euros.

“Face ao contexto atual de aumento dos preços e aos efeitos nefastos que a pressão inflacionista provoca na estrutura de custos dos operadores de transportes, com implicações subsequentes nas cadeias de valor, o presente decreto-lei cria um mecanismo temporário aplicável, mediante certas condições, às empresas de transporte de mercadorias por conta de outrem. Este apoio financeiro tem a duração de dois meses (julho e agosto)”, lê-se no comunicado publicado a propósito do Conselho de Ministros.

A Antram congratula-se com esta medida do Governo. O que queríamos era recuperar o gasóleo profissional, pelo que esta medida acomoda as nossas intenções e anseios“, afirma, em declarações ao ECO/Capital Verde o porta-voz da Antram – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, André Matias Almeida. No fundo, ao conceder este apoio de 17 cêntimos por litro, o Governo está a repor um benefício que ficou diminuído há alguns meses: com a redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, estes transportadores deixaram de poder fazer deduções de 17 cêntimos por litro, indica o mesmo porta-voz.

(Notícia atualizada às 14:29 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo avança com novo apoio ao gasóleo profissional de 17 cêntimos por litro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião