Advance Furniture Technologies investe 10 milhões de euros em São João da Madeira e cria 200 empregos

  • ECO e Lusa
  • 11 Julho 2022

A empresa portuguesa Advance Furniture Technologies adquiriu a antiga fábrica da Molaflex, em São João da Madeira, num investimento de 10 milhões de euros que permitirá criar 200 empregos.

“É uma excelente notícia para São João da Madeira, em termos de criação de emprego e de riqueza”, declarou o autarca da localidade, Jorge Vultos Sequeira, à Lusa, a propósito da aquisição da antiga fábrica da Molaflex, em São João da Madeira, pela empresa portuguesa Advance Furniture Technologies (AFT), num investimento de 10 milhões de euros que permitirá criar 200 empregos.

As instalações em causa têm 22.000 metros quadrados e estavam desocupadas desde meados de 2019, quando a Molaflex, detida pelo Grupo Flex, se deslocalizou para Santa Maria da Feira, também no distrito de Aveiro.

Agora, a empresa de mobiliário e colchoaria AFT vai utilizar essa unidade fabril para produzir colchões, sofás e camas que, segundo o presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, serão comercializados em oito países da Europa, mais concretamente nas 36 lojas da cadeia “Sleep.8” – explorada pelo grupo sueco Hilding Anders, que é o principal cliente da AFT. O autarca adianta ainda que a empresa já anunciou a intenção de, “futuramente, reforçar a sua aposta no concelho”.

O diretor-geral da firma, Laurentiu Balan, reconhece que há estratégia pensada a longo prazo: “Vemos o nosso negócio a ficar aqui por muito tempo. Temos grandes planos para aumentar o volume de produção na cadeia de retalho Sleep.8 e para construir parcerias de sucesso nos canais B2B [de abastecimento entre empresas]”.

Entre os motivos que contribuíram para a fixação da AFT num território já com tradição na indústria da colchoaria, Jorge Vultos Sequeira refere “a proximidade de São João da Madeira ao porto de Leixões e aos fornecedores das matérias-primas” indispensáveis à produção, como é o caso das molas, das espumas e dos têxteis.

Desde a sua fundação em abril deste ano, a AFT limitava-se a comercializar uma carteira de produtos cujo fabrico estava confiado a terceiros, mas, com a presente mudança de instalações, “vai passar a ter produção própria”.

O processo de recrutamento já está em curso, pelo que tudo aponta para o arranque da laboração “no último trimestre de 2022”.

Quanto à cultura empresarial da AFT, Laurentiu Balan acredita que o sucesso da firma depende da “energia coletiva” da respetiva equipa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Advance Furniture Technologies investe 10 milhões de euros em São João da Madeira e cria 200 empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião