Direto Holanda apoia Ucrânia com 200 milhões. Zelensky planeia exército de milhões

Ucrânia prepara contra-ataque em Kherson e Zaporizhzhia e planeia ofensiva de "milhões". Holanda promete apoio de 200 milhões de euros à Ucrânia.

Pelo menos 18 pessoas morreram este domingo na sequência de um ataque russo a uma zona residencial em Chasiv Yar, na região de Donetsk. Segundo o governador da região, estima-se que cerca de 30 pessoas continuem soterradas nos escombros. Três edifícios ficaram destruídos, avança a imprensa internacional.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou Moscovo de atacar propositadamente os civis de Chasiv Yar e prometeu que “a punição é inevitável para todos os assassinos russos”. O ministro da Defesa da Ucrânia anunciou, esta segunda-feira, que as tropas do país estão a reunir uma força de combate de “milhões” para recuperar as cidades a sul da Ucrânia ocupadas pelos russos e cruciais para a economia da Ucrânia.

Esta segunda-feira, a Ucrânia alertou os moradores do sul de Kherson e Zaporizhzhia para evacuarem numa altura em que as forças militares ucranianas preparam um contra-ataque para recuperar ambas as regiões. O pedido foi avançado pela vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, que frisou estar “claro que haverá combates, haverá bombardeios de artilharia” e que por isso a evacuação das cidades teria de ser feita “com urgência”, cita o The Guardian.

Kherson e Zaporizhzhia foram das primeiras localidades ucranianas a serem ocupadas por tropas russas, no final de fevereiro.

Os países continuam a anunciar mais ajudas à Ucrânia, com a Holanda a anunciar um apoio de 200 milhões. Em causa está o fornecimento de artilharia de longo alcance e um pacote de ajuda no valor de 200 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Holanda apoia Ucrânia com 200 milhões. Zelensky planeia exército de milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião