Volume de negócios nos serviços cresce 24,3% em maio

  • Lusa
  • 12 Julho 2022

Índice de volume de negócios nos serviços aumenta 24,3% em maio, com alojamento e restauração a crescer 64,5%, comércio por grosso a aumentar 17,7%, e transportes e armazenagem 44,6%.

O índice de volume de negócios nos serviços cresceu 24,3% em maio, face ao mesmo mês do ano anterior, tendo aumentado 0,6 pontos percentuais face a abril, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira.

De acordo com os índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços, relativos a maio, a secção do alojamento, restauração e similares destacou-se com um crescimento homólogo de 64,5%, apesar de ter desacelerado (122% no período anterior), encontrando-se agora num “nível semelhante ao período pré pandemia”.

O comércio por grosso aumentou 17,7%, menos 2,4 pontos percentuais que no período precedente, enquanto os transportes e armazenagem registaram uma variação de 44,6%, desacelerando 1,8 pontos percentuais face ao período anterior.

Já os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustados de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas de 8,0%, 9,8% e 11,2%, respetivamente, face aos 8,0%, 12,8% e 13,7% em abril.

Apenas a secção do alojamento, restauração e similares permanecia em patamares ligeiramente inferiores a fevereiro de 2020, último mês pré pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volume de negócios nos serviços cresce 24,3% em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião