5 coisas que vão marcar o dia

Duarte Cordeiro fala na AR, a pedido do PSD, sobre medidas para mitigar o preço da eletricidade no mercado ibérico. Bruxelas revê em baixa as previsões económicas de verão para 2022 e 2023.

O dia será marcado pela assinatura do acordo de parceria entre o Governo e a Comissão Europeia, em Castelo Branco, formalizando as opções de investimento para o quadro comunitário 2021-2027. O Banco de Portugal lança ainda dados referentes à evolução dos mercados bancários de retalho, depois dos dados referentes a 2020 revelarem que um quinto dos depósitos a prazo simples foram disponibilizados através de canais digitais.

INE revela evolução do turismo e dos preços da habitação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai lançar esta quinta-feira um conjunto de dados referentes aos preços da habitação a nível local, bem como da atividade turística nacional. A divulgação surge após a área metropolitana de Lisboa registar, no quarto trimestre de 2021, que o preço mediano da habitação adquirida por compradores a residir no estrangeiro é mais do dobro, face ao preço mediano dos compradores e residentes nacionais. Já os últimos dados da conjuntura do turismo em 2021 apontam para um crescimento face a 2020, mas aquém dos níveis de 2019.

BdP mostra conjuntura da banca de retalho

Também o Banco de Portugal (BdP) divulga esta quinta-feira o seu relatório de acompanhamento dos mercados bancários de retalho. Segundo o relatório dos mercados bancários referente a 2020, cerca de um quinto dos depósitos a prazo simples era disponibilizado nos canais digitais, sendo que a maioria dos depósitos registavam taxas de juro iguais ou inferiores a 0,1%. Por outro lado, em 2020 o número de depósitos estruturados comercializados, bem como o montante aplicado, caíram pelo quinto ano consecutivo.

Duarte Cordeiro fala na AR sobre medidas para mitigar o preço da eletricidade

O ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, vai ser ouvido na Assembleia da República, a pedido do PSD, a respeito de medidas para mitigar o preço da eletricidade no mercado ibérico. Segundo o ministro, a aplicação do mecanismo ibérico, que estabelece um preço máximo para o gás natural usado na geração de eletricidade, já permitiu uma poupança de 15 euros por megawatt/hora por dia, garantiu no mês passado.

Bruxelas revê em baixa previsões económicas de verão

A Comissão Europeia vai divulgar as suas previsões económicas de verão, onde irá rever em baixa os dados referentes a 2022 e 2023 devido às “muitas incertezas e riscos“, segundo avançou o vice-presidente executivo da União Europeia (UE), Valdis Dombrovskis. A divulgação, em conferência de imprensa, será realizada pelo comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni.

Portugal e Bruxelas assinam acordo de Parceria para o período 2021-2027

A ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, e a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, irão estar presentes no Fundão, em Castelo Branco, onde irão participar no evento que assinala a assinatura do acordo de parceria entre o Governo e a Comissão Europeia. No âmbito do Portugal 2030, o acordo formaliza as opções de investimento para o próximo quadro comunitário 2021-2027, e irá contar ainda com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no Centro de Negócios e Serviços Partilhados.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião