Brent já negoceia abaixo do dia da invasão da Ucrânia

Cotação do petróleo de referência do mercado londrino está a recuar mais de 4% e volta aos níveis anteriores à invasão russa.

O receio de uma recessão nos EUA e na Europa está a fazer tombar a cotação de várias matérias-primas, entre elas o petróleo. O Brent, que serve de referência para a Europa, voltou já aos níveis a que estava antes da invasão da Ucrânia.

A cotação do Brent seguiu a cair 4,54% ao início da tarde para os 95,05 dólares por barril. A última vez que o preço esteve na casa dos 95 dólares foi a 23 de fevereiro, o dia anterior aos primeiros bombardeamentos da Rússia. Se o valor se mantiver nesta fasquia, será o terceiro dia consecutivo abaixo dos 100 dólares.

O petróleo de referência para os Estados Unidos também segue a recuar, cedendo 5,42% para os 91,08 dólares por barril, onde também não estava desde 23 de fevereiro.

Desvalorizações que acontecem numa altura em que a inflação não dá tréguas (atingiu os 9,1% em junho nos EUA) obrigando a políticas monetárias mais restritivas, com os investidores a temerem uma recessão.

Quer em Londres quer em Nova Iorque, a matéria-prima está agora distante dos máximos atingidos a 8 de março, de 133,15 e 129,44 dólares por barril, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brent já negoceia abaixo do dia da invasão da Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião