Draghi vence moção de confiança mas governo italiano continua em risco

  • Lusa
  • 14 Julho 2022

A moção de confiança passou com 172 votos a favor e 39 contra, mas os senadores do Movimento Cinco Estrelas ausentaram-se da votação deixando em crise a coligação do governo.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, venceu esta quinta-feira uma moção de confiança no Senado, mas o futuro do seu Governo está em risco, depois de o Movimento Cinco Estrelas (M5S) ter boicotado a votação, provocando uma crise na coligação.

A moção de confiança passou com 172 votos a favor e 39 contra, mas os senadores do M5S – uma das principais forças políticas a apoiar o Governo de coligação, que inclui partidos desde a extrema-direita à esquerda – ausentaram-se, depois de terem anunciado a sua abstenção por não estarem de acordo com um decreto de ajuda social perante a crise, que consideram ser insuficiente.

Draghi deve reunir ainda esta quinta com o chefe de Estado de Itália, Sergio Mattarella, para decidir o futuro político do executivo, após ter anunciado que não estaria disponível para governar sem o apoio do M5S.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi vence moção de confiança mas governo italiano continua em risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião