Situação de contingência prolongada até domingo por causa dos incêndios

A situação de contingência decretada pelo Governo vai ser prolongada até ao próximo domingo, 17 de julho.

A situação de contingência em Portugal, decretada na sequência da onda de calor e do risco máximo de incêndio em Portugal continental, vai “provavelmente” ser prolongada, pelo menos, até ao próximo domingo, 17 de julho. A informação foi avançada esta quinta-feira pelo primeiro-ministro António Costa, seguindo uma recomendação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Decretada no passado domingo, dia 10, a situação de contingência estava prevista para vigorar até às 23h59 horas do dia 15 de julho. Assim, será prolongada, pelo menos, “até às 24h do próximo domingo”, mas o primeiro-ministro admite que tenha de ser estendida ao longo da próxima semana também.

“Vamos prolongar o estado de contingência, provavelmente, até domingo. Vamos acompanhando a evolução das temperaturas. A situação meteorológica indica que a partir de domingo, à noite, vamos começar a ter uma temperatura menos severa”, explicou o primeiro-ministro, esta quinta-feira, na sede do Instituto Nacional de Meteorologia, em Lisboa.

António Costa frisou que, ainda que o estado de contingência chegue ao fim no próximo domingo, face à descida das temperaturas (que rondarão, no entanto, os 30 graus Celsius), o país não deixará de estar em “estado de preocupação”.

Questionado sobre a falta de meios denunciada pelas autoridades no terreno e pelos civis nas zonas de incêndio, o primeiro-ministro reiterou que o foco está “no cuidado”. “A resposta não é mais meios, é mais cuidados. Com mais cuidado, há menos incêndios. A generalidade dos incêndios surge próximo das localidades, ou seja, próximo de onde estão os seres humanos. De um enorme descuido, surge uma enorme tragédia”, alertou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Situação de contingência prolongada até domingo por causa dos incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião