Lisboa no verde com Galp Energia a subir quase 2%

Lisboa encerrou a sessão a subir 0,90%, acompanhando a tendência das praças europeias. Galp Energia avançou quase 2%, à boleia da subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais.

A bolsa de Lisboa terminou a sessão desta segunda-feira com em terreno positivo, acompanhando a tendência da generalidade das praças europeias, e suportada, sobretudo, pelos ganhos da Galp Energia, que beneficia da subida de cotações do petróleo nos mercados internacionais, e do BCP.

Pela Europa, o Stoxx 600 valorizou 0,9%, enquanto o francês CAC-40 ganhou 0,8% a par com o britânico FTSE 100, o alemão DAX somou 0,6% e o espanhol IBEX–35 subiu 0,1%, na semana em que o Banco Central Europeu (BCE) anuncia a sua decisão de política monetária, sendo que os analistas antecipam uma subida das taxas diretoras de 25 pontos base. Por cá, o PSI valorizou 0,90% para 5.967,63 pontos, com 11 das 15 cotadas no “verde”, uma inalterada e três no “vermelho”.

A impulsionar o índice de referência nacional estiveram, sobretudo, as cotadas ligadas ao setor energético e o BCP. A Galp Energia somou 1,96% para 9,906 euros por ação, beneficiando da subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O Brent, que serve de referência para as importações nacionais, avança 4,35% para 105,56 dólares.

Ainda pelo setor energético, no grupo EDP, a subsidiária EDP Renováveis subiu 1,25% para 24,34 euros, enquanto a “casa mãe” valorizou 0,72% para 4,643 euros. Ao mesmo tempo, a GreenVolt ganhou 0,63% para 8,03 euros, ao passo que a REN fechou inalterada a cotar nos 2.775 euros por ação.

Já o banco liderado por Miguel Maya somou 1,97% para 14,49 cêntimos por ação, depois de na sexta-feira ter anunciado que a sua unidade na Polónia vai acionar um plano de recuperação para enfrentar os custos de 371 milhões de euros que admite que vai ter com o novo regime de moratórias no país.

Nota positiva ainda para as cotadas ligadas ao setor da pasta e do papel. A Navigator somou 1,69% para 3,97 euros, a Semapa subiu 0,15% para 13,74 euros e a Altri avançou 1,04% para 6,31 euros.

Em contraciclo, e a evitar ganhos mais expressivos do PSI esteve a Nos, cujos títulos cederam 0,11% para 3,744 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa no verde com Galp Energia a subir quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião