UE assina acordo com Azerbaijão e duplica importações de gás até 2027

UE assina memorando de entendimento com Azerbaijão e aumenta importação de gás natural para 12 mil milhões de metros cúbicos em 2022, e até 20 mil milhões até 2027.

A Comissão Europeia assinou um memorando de entendimento com o Azerbaijão, com vista a duplicar a importação de gás natural para, pelo menos, até 20 mil milhões de metros cúbicos por ano até 2027, avançou esta segunda-feira a agência Reuters (acesso condicionado).

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admitiu que “com este novo memorando de entendimento, estamos a abrir um novo capítulo na nossa cooperação energética com o Azerbaijão, um parceiro fundamental nos nossos esforços para nos afastarmos dos combustíveis fósseis russos”, disse. O Azerbaijão já se encontra em processo de aumento das entregas de gás natural à UE, de 8,1 mil milhões de metros cúbicos em 2021 para 12 mil milhões em 2022, acrescentou Bruxelas.

Para Ursula von der Leyen, o abastecimento europeu de gás natural já não era seguro, pelo que “a UE decidiu, portanto, diversificar para longe da Rússia, e recorrer a fornecedores mais sólidos, e de confiança”, esclareceu. A presidente da Comissão Europeia admitiu ainda o seu agrado por “contar com o Azerbaijão” entre esta lista de fornecedores, citou a Bloomberg (acesso condicionado).

O acordo também procura fazer do Azerbaijão um parceiro de energia renovável, segundo von der Leyen, tirando partido do seu potencial em energia eólica offshore e hidrogénio verde. O objetivo será fazer uma revisão sustentável, e em grande escala, com vista às metas do Pacto Ecológico Europeu, e obter a neutralidade carbónica até 2050.

O acordo procura ainda fazer do Azerbaijão um parceiro de energia renovável, segundo von der Leyen, tirando partido do seu potencial em energia eólica offshore e hidrogénio verde. O plano implica assim uma revisão em grande escala da produção energética, em linha com as metas do Pacto Ecológico Europeu, e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE assina acordo com Azerbaijão e duplica importações de gás até 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião