França tem 9,7 mil milhões para nacionalizar elétrica EDF

Oferta de aquisição será lançada no início de setembro na Bolsa de Paris. Estado francês pretende comprar ações com prémio superior a 50%.

9,7 mil milhões de euros. É este o preço fixado pelo Estado francês para nacionalizar a companhia de eletricidade nacional, a EDF, segundo o anúncio feito esta terça-feira pelo Ministério da Economia francês.

A oferta de compra dos 15,9% de ações dispersos na Bolsa de Paris será lançada no início de setembro, segundo a France Info. Por cada ação serão pagos 12 euros, prémio de 53% face ao preço de 5 de julho, véspera do dia do anúncio dos planos do Estado para controlar a totalidade do capital da EDF. Há ainda uma oferta de 15,64 euros por cada obrigação convertível.

Depois do anúncio da oferta, as ações da EDF voltaram a negociar nos mercados franceses, depois de terem sido suspendas em 13 de julho. No regresso à negociação, os títulos dispararam 15%, para 11,74 euros por ação.

No entanto, a oferta de aquisição de ações depende da aprovação, no Parlamento francês, de uma alteração ao Orçamento do Estado. Atualmente, o partido do Governo francês não conta com maioria absoluta, pelo que depende dos votos dos partidos França Insubmissa (de Jean-Luc Mélenchon) e da União Nacional (de Marine Le Pen).

Por conta da subida dos preços da energia, alguns Governos europeus têm lançado mão sobre as suas companhias de eletricidade. Na Alemanha, o governo prepara um decreto-lei que permite a compra de ações em empresas prejudicadas pelo aumento do preço dos gás,

(Notícia atualizada pela última vez às 8h35 com mais informação )

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França tem 9,7 mil milhões para nacionalizar elétrica EDF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião