Hoje nas notícias: CTT, banca e medicamentos

  • ECO
  • 19 Julho 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os CTT vão ter um novo modelo de preços no próximo ano que incluirá um mecanismo que permite acomodar “eventos extraordinários”. O Governo inscreveu 226,3 milhões de euros para o combate aos incêndios no Orçamento do Estado para este ano, menos 13% do que foi efetivamente gasto em 2021. O Banco de Portugal admite que pode intervir, se for necessário, para limitar a distribuição de dividendos ou pedir aumentos de capital. Os idosos que beneficiam de Complemento Solidário para Idosos (CSI) vão passar a ter os seus medicamentos comparticipados no momento da compra, no âmbito do Simplex 2022. Os portugueses trabalharam mais dois dias em 2022 até deixarem de contribuir com impostos para o Estado.

Preços dos CTT terão mecanismo para refletir “eventos extraordinários”

Os CTT vão ter um novo modelo de fixação de preços a partir do próximo ano que incluirá um mecanismo que vai permitir acomodar “eventos extraordinários” que provoquem maiores custos para a empresa na prestação do serviço postal universal. Os critérios para a definição dos preços do cabaz de serviços deixam de ser decididos pela Anacom, e passam a resultar de um acordo entre o regulador, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) e os CTT.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Governo reduz em 13% orçamento para os incêndios

O Governo inscreveu 226,3 milhões de euros para o combate aos incêndios no Orçamento do Estado para este ano, menos 13% do valor que foi efetivamente gasto em 2021. O dinheiro destinado à proteção civil e luta contra os incêndios estão divididos em três áreas, com a maior fatia de 144,6 milhões no orçamento da Segurança Interna. Soma-se 81 milhões do orçamento da Defesa com a locação de meios aéreos através do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) – e 700 mil no programa operacional “Governação”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Guerra na Ucrânia pode levar regulador a limitar dividendos da banca

O Banco de Portugal admite que pode intervir, se for necessário, para limitar a distribuição de dividendos ou pedir aumentos de capital. Em causa está a incerteza económica por causa da alta inflação e a crise energética causada pela guerra na Ucrânia. Os alertas para o reforço da capitalização dos bancos foram recentemente realçados pelo Banco Central Europeu (BCE), após as ameaças de Moscovo em fechar a torneira do gás à Europa.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre)

Idosos com complemento solidário terão medicamentos comparticipados no ato da compra

Os idosos que beneficiam de Complemento Solidário para Idosos (CSI) vão passar a ter os seus medicamentos comparticipados no momento da compra, deixando de ser necessário o pedido de reembolso no respetivo centro de saúde. ​A medida abrange até 154 mil beneficiários e faz parte do pacote de 48 novidades que o Governo irá divulgar nesta terça-feira no âmbito da próxima fase do programa Simplex.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Portugueses trabalham mais dois dias para pagarem impostos

Os portugueses trabalharam mais dois dias em 2022 até deixarem de contribuir com impostos para o Estado. As famílias nacionais estiveram, em 2022, a trabalhar para pagar taxas e impostos até ao dia 13 de junho. Apenas depois desta data é que os rendimentos revertem integralmente para quem trabalhou. Neste ano, a carga fiscal efetiva é de 44,73%, ou seja, por cada 100 euros ganhos até 13 de junho, 44,7 foram retidos pelo Estado em taxas e impostos.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: CTT, banca e medicamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião