Debate cancelado no Reino Unido após desmaio de moderadora em direto

  • Lusa
  • 26 Julho 2022

A moderadora Kate McCann, editora de política da Talk TV, desmaiou em direto durante o frente a frente entre Rishi Sunak e Liz Truss. Debate foi cancelado.

Um debate televisivo entre os dois candidatos a suceder Boris Johnson como líder do partido Conservador e primeiro-ministro britânico teve esta terça de ser abandonado após o moderadora ter desmaiado enquanto estava a decorrer.

O antigo ministro das Finanças Rishi Sunak e a ministra dos Negócios Estrangeiros Liz Truss estavam a debater no canal Talk TV quando se ouviu um som estrondoso, levando Truss, que estava a responder, a mostrar uma cara assustada e a dizer “Oh meu Deus” antes de a emissão ser cortada.

A TalkTV explicou mais tarde num comunicado que a moderadora Kate McCann “desmaiou em direto esta noite e embora esteja bem, o conselho médico foi que não devíamos continuar com o debate”. Sunak saudou as “boas notícias de que [a apresentadora] já está a recuperar” na rede social Twitter, enquanto Truss mostrou “alívio” e lamentou que “um debate tão bom tenha sido forçado a terminar”.

O debate foi organizado pelo tablóide The Sun e pela Talk TV, ambos detidos pelo grupo News UK do magnata Rupert Murdoch. McCann, editora de política da Talk TV, tinha inicialmente previsto apresentar o debate em conjunto com o editor de política do Sun, Harry Cole, mas este testou positivo à covid-19 esta manhã.

O incidente aconteceu cerca de meia hora depois do início do debate programado para durar uma hora, quando Truss e Sunak discutiam sobre impostos, como ajudar as famílias que lutam com o aumento do custo de vida e a melhor forma de financiar o Serviço Nacional de Saúde.

Os dois finalistas de uma lista inicial de oito candidatos estão a concorrer para a liderança do partido Conservador, da qual Johnson se demitiu a 7 de Julho após uma série de escândalos que desencadearam dezenas de demissões de membros do governo em dois dias.

A escolha vai ser feita por cerca de 180.000 militantes tories num voto postal, sendo o anúncio da decisão esperado a 5 de setembro, no regresso dos trabalhos do parlamento após as férias de verão. No dia seguinte, Boris Johnson deverá apresentar a demissão de primeiro-ministro à rainha Isabel II, a qual, segundo a tradição, pedirá ao novo líder do partido com a maioria parlamentar para formar governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Debate cancelado no Reino Unido após desmaio de moderadora em direto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião