Príncipe herdeiro saudita visita Atenas para reforçar cooperação bilateral

  • Lusa
  • 26 Julho 2022

Entre os projetos a discutir inclui-se a instalação de um cabo elétrico que ligará a Arábia Saudita à Grécia e permitirá fornecer à Europa “uma energia muito menos cara".

O príncipe herdeiro saudita, Mohammed ben Salmane, chegou esta terça-feira à Grécia, a sua primeira visita oficial a um país da União Europeia desde o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, com o objetivo de reforçar a cooperação bilateral.

Acompanhado por três ministros e uma importante delegação de empresários, numa deslocação onde terão primazia os domínios económico e energético, Mohammed ben Salmane (MBS) iniciou de imediato discussões em Atenas com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, segundo imagens divulgadas pela televisão pública ERT.

Esta vista, definida de “alto nível” pela Grécia, segue-se a uma visita oficial de Mitsotakis em outubro de 2021 a Riade, com o objetivo de atrair investimentos sauditas. “As relações entre os dois países são históricas e teremos a ocasião de finalizar” uma série de projetos bilaterais, declarou MBS no início do encontro.

Entre os projetos inclui-se a instalação de um cabo elétrico que ligará a Arábia Saudita à Grécia e permitirá fornecer à Europa “uma energia muito menos cara”, disse MBS.

Na quarta-feira vão ser assinados em Atenas pelos respetivos ministros dos dois países acordos sobre transportes marítimos, energia, tecnologia de defesa, gestão de detritos e cultura, indicou um comunicado da diplomacia grega.

As discussões vão igualmente incidir sobre um projeto de cabo de transferência de dados entre a Arábia Saudita e a Grécia, que “será transformado numa placa giratória regional entre a Europa e a Ásia”, referiram fontes diplomáticas gregas. Após a sua vista a Atenas, que se conclui quarta-feira, MBS vai dirigir-se para França, segundo a agência oficial de imprensa do reino.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Príncipe herdeiro saudita visita Atenas para reforçar cooperação bilateral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião