Lisboa lidera ganhos na Europa. BCP em alta acima de 6%

  • Joana Abrantes Gomes
  • 27 Julho 2022

O principal índice nacional teve o melhor desempenho entre as praças europeias, impulsionado pelos ganhos do BCP, da Jerónimo Martins e da Greenvolt. EDP Renováveis caiu, apesar de lucros semestrais.

A bolsa de Lisboa valorizou quase 2% esta quarta-feira, liderando os ganhos entre as suas congéneres europeias. O BCP, a Jerónimo Martins e a Greenvolt dispararam acima de 5%, enquanto a EDP Renováveis foi a cotada com o pior desempenho, no dia em que anunciou um aumento dos lucros em 87%, para 265 milhões de euros, no primeiro semestre do ano.

Na terceira sessão da semana, que tem sido repleta de resultados empresariais, o PSI avançou 1,96%, para 6.116,72 pontos. Apenas duas cotadas ficaram abaixo da linha de água e uma manteve-se inalterada.

A puxar pelo desempenho do principal índice português esteve o banco liderado por Miguel Maya, com ganhos de 6,28%, tendo anunciado já após o fecho dos mercados um aumento de 500% dos lucros entre janeiro e junho, para 74,5 milhões de euros. O BCP recuperou assim da queda da sessão anterior, dia em que reportou um prejuízo semestral de 56 milhões de euros com o negócio na Polónia.

Seguiram-se a Jerónimo Martins e a Greenvolt, ao valorizarem, respetivamente, 5,22% e 5,12%. No caso do grupo de retalho, cada título está a valer um máximo histórico de 22,56 euros, depois de ter comunicado ao mercado, na terça-feira, uma subida de 40% dos lucros até junho, para 261 milhões de euros.

Com ganhos entre 1,26% e 3,50%, destacaram-se ainda os CTT – que ainda hoje comunica os resultados do primeiro semestre ao mercado –, a Semapa, a Altri, a Sonae e a Navigator. A Corticeira Amorim foi a única cotada a permanecer inalterada.

a NOS recuou 0,64% e a EDP Renováveis desvalorizou 0,74%. A empresa de energias limpas do grupo EDP revelou esta quarta-feira um crescimento dos lucros em 87%, para 265 milhões de euros, no primeiro semestre do ano, à boleia dos preços da energia.

Na Europa, o índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,5%, enquanto as praças de Frankfurt, Londres e Paris ganharam 0,6%, 0,7% e 0,8%, respetivamente. Na bolsa espanhola, o índice de referência IBEX-35 acelerou 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa lidera ganhos na Europa. BCP em alta acima de 6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião