Lisboa no verde à boleia da Sonae e grupo EDP

Lisboa arranca a sessão em terreno positivo, acompanhando a tendência europeia. Sonae e grupo EDP puxam por Lisboa, mas Altri trava ganhos mais expressivos, após apresentar resultados.

A bolsa de Lisboa arranca a última sessão da semana com o “pé direito”, impulsionada pelos ganhos da Sonae e do grupo EDP. No entanto, a Altri está a travar ganhos mais expressivos, ao recuar mais de 5%, após apresentar resultados.

Pela Europa, o Stoxx 600 avança 0,4%, enquanto o francês CAC-40 soma 1,1%, o espanhol IBEX-35 valoriza 0,8%, o o alemão DAX sobe 0,6% e o britânico FSTE 100 avança 0,2%. Lisboa acompanha o sentimento positivo vivido no “Velho Continente”, com o PSI a subir 0,45% para 6.188,52 pontos, impulsionada pelos ganhos da Sonae e grupo EDP.

As ações da empresa dona do Continente avançam 1,84% para 1.16 euros, tendo chegado a subir mais de 2% no arranque da sessão e um dia depois de a Sonae ter comunicado ao mercado que registou lucros de 118 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, isto é, um aumento de 89% face aos 62 milhões reportados no mesmo período de 2021, que tinha sido afetado pela pandemia.

Pelo grupo EDP, a subsidiária EDP Renováveis soma 2,22% para 25,77 euros, no dia em que anunciou que comprou 70% da Kronos Solar Projects GmbH, uma empresa de desenvolvimento solar, por 250 milhões de euros. Já a “casa-mãe” valoriza 1,84% para 5,014 euros. Na quinta-feira, a elétrica portuguesa reportou lucros de de 306 milhões no primeiro semestre de 2022, um valor 11% inferior ao registado em igual período do ano passado.

Ainda pelo setor energético, a GreenVolt valoriza 1,01% para 8,99 euros, ao passo a REN se mantém inalterada a cotar nos 2,77 euros por ação, após ter visto os lucros aumentaram 16% no primeiro semestre, para quase 46 milhões de euros.

Em contraciclo e a evitar ganhos mais expressivos do índice de referência nacional está a Altri. As ações da papeleira recuam 5,10% para 6,135 euros, depois de na quinta-feira ter anunciado lucros de quase 70 milhões de euros até junho, uma subida de 56,9% face ao mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa no verde à boleia da Sonae e grupo EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião