Semapa perto de duplicar lucros até junho para 141,5 milhões

Forte crescimento do negócio da pasta de papel contribuiu para crescimento de 93,5% dos lucros da Semapa no primeiro semestre.

Os lucros da Semapa praticamente duplicaram nos primeiros seis meses do ano. O forte crescimento do negócio da Navigator (pasta de papel) foi o principal contributo para o desempenho da sociedade liderada por Ricardo Pires.

Até junho, a Semapa registou lucros de 141,5 milhões de euros, mais 93,5% em comparação com o mesmo período de 2021, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A margem do negócio cresceu 5,9 pontos percentuais, para 29%. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) somou 89,1%, para 425,1 milhões de euros.

As três áreas de negócio registaram lucros, com destaque para a Navigator, a única que teve crescimento a margem do negócio.

Na Navigator, os lucros cresceram 165,4%, para 109,4 milhões de euros e foram impulsionados pela “evolução favorável de preços”. Segundo a empresa, “o índice de referência para o papel de escritório na Europa no final de junho situava‐se em 1.237 euros/tonelada, uma evolução positiva face ao início do ano (976 euros/tonelada).

Apesar do aumento “de mais de 30% dos custos de produção” em comparação com o primeiro semestre de 2021, a empresa vai pagar dois salários extra aos trabalhadores e “reforçar o programa de rejuvenescimento” [de reformas antecipadas] para perto de 50 funcionários.

No negócio do cimento, os lucros da Secil caíram 38,8%, para 17 milhões de euros, por conta do “aumento dos custos financeiros e impostos, parcialmente compensados por uma melhoria dos resultados operacionais”.

A área de negócios de ambiente teve lucros de 6,4 milhões de euros, mais 46% face ao semestre homólogo. O desempenho deveu-se ao “aumento nas vendas de gordura e farinha de categoria 3, das vendas de óleos alimentares usados” e ainda da contabilização das vendas da empresa de economia circular Tribérica.

Relativamente ao segundo semestre, apesar da carteira de encomendas “em nível historicamente elevado” na indústria europeia, a Semapa teme que o atual nível de preços de papel na Europa, “conjugado com uma eventual diminuição do custo logístico”, possa “tornar atrativa a importação de papel, nomeadamente proveniente de players asiáticos ou americanos”.

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