Media9Par: Novo será dirigido por Filipe Alves e sairá ao sábado

A Media9Par concluiu a compra do semanário Novo. O título será dirigido, interinamente, por Filipe Alves e Leonardo Ralha passa a executivo. Haverá um reposicionamento e nova data de ida para a banca

A Media9Par, sociedade criada em junho pelo empresário N’GunuTiny, já é a dona do Novo, sabe o ECO. Filipe Alves, diretor do Jornal Económico, assumirá a direção interina do título. Leonardo Ralha, atual diretor, passará a diretor executivo e Ricardo Santos Ferreira e Ana Cáceres Monteiro, subdiretor e editora do Jornal Económico, vão integrar a direção enquanto subdiretores, em acumulação. A direção definitiva deve ser anunciada depois do verão.

No Novo, para além de novos proprietários e direção, há mais mudanças. O semanário vai passar a sair ao sábado e será alvo de um reposicionamento editorial, passando definir-se como um jornal liberal, no sentido lato do termo. O objetivo será fazer com que seja visto como um jornal que não é de direita nem de esquerda, mas como um título que se propõe a defender valores liberais, no âmbito de uma economia social de mercado. Novos colunistas e novos temas serão também anunciados em breve, pretendendo também o projeto reforçar o foco na lusofonia.

Da equipa do Novo, também confirmou o ECO, mantêm-se dez pessoas no projeto, oito das quais jornalistas.

O semanário junta-se assim ao Jornal Económico, cuja compra foi concluída a meio de julho, e à Forbes Portugal e África Lusófona, título que marcou, em março de 2021, a entrada do empresário angolano no setor dos media. Em termos editoriais, e comerciais, estão previstas sinergias entre as equipas dos três títulos.

Com a concretização da compra do Novo está fechado este primeiro ciclo de consolidação da Media9Par enquanto player no setor dos media.

Luís Figueiredo Trindade, até julho acionista maioritário do Jornal Económico, é o CEO do grupo, sendo a administração também composta por Raul Bragança Neto, enquanto COO, e Cristiana de Nóbrega, como CFO. Estes acumulam com as funções de, respetivamente, administrador / diretor executivo e CFO do grupo Emerald. Haverá ainda, ao que o ECO apurou, mais um administrador executivo, juntamente com outros não executivos, e será criado um advisory board. N’Gunu Tiny não fará parte do board da Media9Par, existindo, segundo explicaram ao ECO, uma separação entre acionistas e gestão.

N’Gunu Tiny controla 90% do capital da nova sociedade, sendo os restantes 10% da Megafin Atlantic. Esta, por sua vez, é detida em 84% por Luís Figueiredo Trindade, 6% por Filipe Alves e os restantes 10% pela Megafin SA, a antiga casa mãe do Jornal Económico e Jornal Económico da Madeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Media9Par: Novo será dirigido por Filipe Alves e sairá ao sábado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião