Banqueiro português lidera operações de entrada em bolsa na Europa e Médio Oriente

  • ECO
  • 19 Agosto 2022

O Citi lidera o ranking de colocação de empresa em bolsa na Europa e Médio Oriente, em 2022, com operações de 2,5 mil milhões de dólares. Área de negócio é chefiada por Miguel Azevedo.

O Citigroup lidera o ranking de operações de colocação de empresas em bolsa na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) em 2022, segundo a revista The Economist. Esta área de negócio do banco norte-americano é liderada pelo banqueiro português Miguel Azevedo.

De acordo com a revista britânica, o banco arrecadou cerca de 2,5 mil milhões de dólares para empresas e investidores nesta região. O Citi coordenou, por exemplo, as vendas de ações em bolsa (IPO) da Dubai Electricity and Water Authority, avaliada em 5,6 mil milhões de euros, e da Borouge, uma empresa dos Emirados Árabes Unidos, avaliada em 1,9 mil milhões. A instituição financeira é seguida pelo HSBC, que angariou aproximadamente 2,4 mil milhões de dólares e que surge pela primeira vez no top 10, no espaço de uma década.

Em terceiro lugar, surge o Emirates NBD PJSC, com 1,9 mil milhões de dólares arrecadados, seguido pelo Morgan Stanley e pelo First Abu Dhabi Bank PJSC. A entrada de nomes menos conhecidos, como o Emirates NBD PJSC e o Abu Dhabi Bank PJSC no ranking “empurraram” os bancos de investimentos norte-americanos JPMorgan e Goldman Sachs para o final da lista. Estes dois bancos ocupam agora a sétima e décima posição, respetivamente.

Segundo a revista The Economist, estas mudanças são explicadas pelo facto de alguns negócios realizados no Médio Oriente terem “ofuscado” outros negócios significativos na Europa, impulsionando os bancos daquela região no ranking.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banqueiro português lidera operações de entrada em bolsa na Europa e Médio Oriente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião