Gás natural dispara quase 20% na Europa com anúncio de suspensão do Nord Stream

Futuros do gás natural para entrega em setembro disparavam quase 20% na manhã desta segunda-feira, à luz da suspensão do gasoduto Nord Stream anunciada para o final deste mês.

A estatal russa Gazprom vai suspender o abastecimento de gás natural à Europa por três dias no final deste mês e a notícia está a provocar ondas de choque no mercado, ameaçando fazer subir os preços da eletricidade. Os futuros do gás natural no continente chegam a disparar quase 20% na manhã desta segunda-feira.

Pelas 9h25, os futuros de referência TTF para entrega em setembro subiam 19,4%, para 292 euros por MWh (megawatt-hora), de acordo com dados da plataforma Barchart. A Bloomberg refere que o gás natural na Europa está a encarecer há cinco dias consecutivos, sendo este o sexto dia de subida.

O gasoduto Nord Stream, que liga a Rússia à Alemanha, vai ser interrompido por três dias em 31 de agosto, com a estatal russa Gazprom a alegar uma manutenção. À semelhança do que aconteceu no mês passado, o corte está a espoletar receios de que o abastecimento não volte a ser retomado.

Desde 21 de julho, após uma interrupção de dez dias para manutenção no gasoduto que é a principal porta de entrada do gás russo na Europa, que o Nord Stream tem estado a funcionar a capacidade reduzida – a realidade que já era esperada pela Comissão Europeia, que alertou os países do bloco que avançassem com um plano de redução do consumo energético em 15% (com várias exceções) de forma a garantir reservas de gás natural suficientes para o inverno. Portugal apresenta o seu no final deste mês.

Segundo a plataforma de rastreamento da Reuters, os 27 Estados-membros estão a menos de 5 pontos percentuais de atingir a meta de armazenamento de gás de 80% até ao próximo dia 1 de novembro. Os níveis de armazenamento de gás na Europa situavam-se nos 76,9% esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural dispara quase 20% na Europa com anúncio de suspensão do Nord Stream

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião