“Proibir entrada de todos os russos não é uma boa ideia”, diz Borrell

Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros rejeitou a proposta de alguns Estados-membros, que fazem fronteira com a Rússia, para impedir que russos entrem na UE.

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa da UE recusou uma proposta que visa proibir a entrada de cidadãos russos no bloco comunitário. Citado pela Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês), Josep Borrell considera que, apesar de a UE dever fechar portas a oligarcas russos, há muitos cidadãos “que querem fugir” da Rússia devido à guerra.

“Proibir a entrada de todos os russos não é uma boa ideia”, disse Josep Borrell esta segunda-feira, numa conferência em Espanha. “Temos de ser mais seletivos”, acrescentou. Estas declarações surgem depois de alguns Estados-membros que fazem fronteira com a Rússia terem proposto impedir que cidadãos russos entrem no bloco comunitário, numa altura em que está para breve a discussão da suspensão dos vistos a turistas russos.

O representante europeu considerou que a UE não deve abrir portas a oligarcas russos, mas que “há muitos russos que querem fugir do país porque não querem viver naquela situação” de conflito.

Bruxelas deverá discutir na próxima semana a proibição de vistos de viagem para turistas russos, numa reunião que contará com os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Praga. Países como a Estónia, Letónia e Finlândia pediram essa proibição, mas o chanceler alemão Olaf Scholz pediu cautela sobre uma ampla proibição desses vistos turísticos.

Na semana passada, em resposta enviada ao ECO, o ministério de João Gomes Cravinho diz ser contra a proibição de entrada de turistas russos na UE. “Portugal considera que o objetivo fundamental do regime de sanções deve ser a penalização da máquina de guerra russa e não do povo russo“, disse aquele ministério, notando que “Portugal participará na discussão que venha eventualmente a ter lugar, a nível europeu, sobre o tema”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Proibir entrada de todos os russos não é uma boa ideia”, diz Borrell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião