Direto Rússia pede reunião do Conselho de Segurança para discutir Zaporijia

  • ECO e Lusa
  • 22 Agosto 2022

As forças ucranianas acusaram os russos de novos bombardeamentos perto das instalações de Zaporijia. Rússia pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, que pode acontecer já amanhã.

O regime russo quer uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU para debater as “contínuas provocações ucranianas contra a ZNPP (central nuclear de Zaporijia, na sigla em inglês)”. A reunião, segundo o embaixador russo junto da ONU, Dmitry Polyansky, na plataforma Telegram, está agendada para amanhã às 15 horas de Nova Iorque (20:00 em Lisboa), embora que não conste ainda da agenda oficial.

As forças ucranianas conseguiram repelir os avanços russos na região de Donetsk, no leste do país, em direção às cidades de Slovyansk, Kramatorsk y Avdiivka, informou no domingo o Estado Maior da Ucrânia. Além disso, esta segunda-feira a Ucrânia acusou os russos de novos bombardeamentos perto das instalações de Zaporijia, horas depois dos últimos apelos internacionais para que o perímetro da principal central nuclear da Ucrânia não seja alvo de ataques.

Também esta segunda-feira, um deputado da região de Kherson, ocupada na maior parte pela Rússia, disse que as forças ucranianas conseguiram destruir um depósito de munições russo durante uma contra-ofensiva neste fim de semana.

As forças armadas russas, por sua vez, informaram que destruíram no domingo um depósito de munições em Odessa, onde estavam armazenados lançadores de foguetes HIMARS dos EUA.

Num discurso no fim de semana, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou a população que Moscovo poderá tentar fazer “algo particularmente desagradável e cruel” no Dia da Independência da Ucrânia, que acontece na quarta-feira e coincide com o aniversário de seis meses do início da invasão russa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia pede reunião do Conselho de Segurança para discutir Zaporijia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião